O Hospital Márcio Cunha (HMC), de Ipatinga (MG), realizou a 11ª Jornada de Ortopedia do Vale do Aço, que apresentou o tema Joelho e Ombro. Na abertura, o encontro reuniu profissionais e estudantes da área de saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas e médicos, para palestras e mesas redondas com a presença de especialistas de importantes instituições de Minas Gerais. Com entrada gratuita, os participantes levaram 1 kg de alimento não-perecível para doação, que será entregue à entidades carentes.
Promovida pela Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas, e com o apoio da regional mineira da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-MG), a Jornada tem entre os convidados o presidente da SBOT-MG, Dr. Marco Túlio Lopes Caldas (chefe do Serviço de Cirurgia do Joelho do Hospital Lifecenter). Além disso, conta com as participações do Dr. Arildo Eustáquio Paim (cirurgião de Ombro da Santa Casa de BH e do Hospital Mater Dei), Dr. André Marques Machado (ortopedista e cirurgião de Joelho e Lesões Esportivas no Hospital Márcio Cunha), Dr. Roberto Martins de Andrade (fisioterapeuta no Hospital Márcio Cunha e professor da Unileste-MG) e Dr. Herick Ulisses de Oliveira (fisioterapeuta e professor da UFJF).
Para o médico ortopedista do HMC e coordenador do evento, Dr. Evander Azevedo Grossi, a Jornada de Ortopedia favorece o contato profissional, a interação e a troca de experiências e conhecimento. “O encontro, além de ser uma oportunidade de divulgar o trabalho do grupo de ortopedia do HMC, permite a atualização médica e o entrosamento entre a Ortopedia e a Fisioterapia. A interação entre profissionais de diferentes hospitais contribui para o crescimento profissional de toda a equipe e para o fortalecimento dos serviços prestados pelo HMC, que atualmente possui todas as especialidades da Ortopedia, um núcleo de especializado em Fisioterapia Hospitalar e cursos para Residência Médica em Ortopedia”, destaca.