O Hospital Estadual Vila Alpina, administrado pelo Seconci-SP, recebeu homenagem da Organização de Procura de Órgãos do Hospital do Rim. O Estado de São Paulo conta com 75 hospitais de referência para a captação de órgãos destinados a transplantes, e o Vila Alpina foi selecionado entre as 20 maiores instituições captadoras.
O presidente do Seconci-SP, Sergio Porto, destacou a importância da iniciativa. “Superar desafios para viabilizar transplantes é uma tarefa diária que exige empenho pessoal e incessante por parte de médicos e enfermeiros dos hospitais. Estamos muito orgulhosos em participar desta corrente que salva vidas no Estado de São Paulo”.
O trabalho do hospital, sob a superintendência da médica Maria Fernanda Lopes da Silva, envolve desde a identificação de um potencial doador, passando pelo diagnóstico de morte encefálica e a sua notificação à Central Estadual de Transplante, para a coleta de órgãos pelos Núcleos Captadores.
A cerimônia de homenagem foi coordenada pelo superintendente do Hospital do Rim e presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), José Osmar Medina Pestana.