O Hospital Materno Infantil (HMI), de Goiânia (GO), inicia nesta sexta-feira (26) a participação em uma iniciativa arrojada. O Projeto Interview LUNCH Expert reunirá profissionais da unidade para discutirem temas atuais, após um almoço especial na sala Ipê da unidade fabril da Cifarma. Mensalmente, a partir das 12h, um integrante da equipe assistencial do HMI ministrará palestra a residentes e demais membros do hospital.
No primeiro encontro, o cardiopediatra da unidade, Carlos Cesar Elias de Souza, falará sobre cardiopatias congênitas. Durante a atividade será estimulada a participação ativa no esclarecimento das dúvidas sobre o tema e a troca de experiências entre os participantes, residentes e preceptores dos Programas de Residência médicas de Pediatria e Neonatologia do HMI e Secretaria Municipal de Goiânia.
A doença é grave e assusta, mas tem cura. Caracterizada por um defeito na estrutura e função do coração desde nascimento da criança, a cardiopatia congênita necessita ser diagnosticada precocemente o que pode ocorrer ainda na gestação. Relatório do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, aponta que a estimativa anual é de um milhão de nascimentos de bebês com alguma cardiopatia congênita.