“Atualize o seu cadastro, você pode salvar uma vida em qualquer lugar do mundo”. Esse é mote da conscientização global World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea –, que acontece no dia 17 de setembro.
Criada em 2015 pela World Marrow Donor Association (WMDA – associação mundial que reúne registros de doadores de medula óssea), a campanha visa chamar a atenção para a importância da atualização do cadastro de doadores nacionais e internacionais. Hoje, são quase 27 milhões de cadastros em todo o mundo.
No ano passado, o Brasil foi o único país da América Latina a comemorar a data com participação do REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
Nesse ano, o Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru (SP) se inscreveu na campanha para incentivar o aumento de atualizações no cadastro nacional. A participação inclui ações nas redes sociais e na rotina da própria unidade, no período de 1 a 18 de setembro.
“Desde 2006, o nosso Hemonúcleo tem 10.359 doadores cadastrados no REDOME. O doador deve ficar atento e atualizar seus dados sempre que mudar de telefone ou endereço, por exemplo”, afirma a assistente social Valéria Coltri.
As ações do Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru nas redes sociais acontecem até o dia 18 de setembro nos perfis oficiais da Famesp – Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar, gestora do hospital, com envolvimento de funcionários de outras unidades de saúde sob gestão da Fundação. Para atualizar o cadastro, basta acessar redome.inca.gov.br.
Como apoiar
É possível apoiar a campanha curtindo e compartilhando as postagens do Hemonúcleo nas redes sociais (www.facebook.com/FamespOSS e www.instagram.com/famesposs).
Se ainda não é um doador, vá ao Hemonúcleo e faça seu cadastro. O Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru fica na rua Monsenhor Claro, 8-88 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h.
Informações: (14) 3234-4412