Quantcast
Channel: HOSPITAIS BRASIL
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620

Vacina da Dengue

$
0
0

 

O sistema público de saúde brasileiro começou a receber recentemente as primeiras doses da vacina da dengue. As 30 cidades paranaenses escolhidas para começar a aplicação foram as mais afetadas pelo vírus no Brasil, com registros de aproximadamente 500 casos para cada 100 mil habitantes.

Como toda vacina, a médio e longo prazo, ela conseguirá mostrar uma alta efetividade e assim diminuir drasticamente os casos de dengue, especialmente na população de 9 a 45 anos, para os quais a eficácia é de 66% dos enfermos. Outro ponto alto da imunização é atingir 93% dos casos mais graves e também atuar nos quatro sorotipos da enfermidade – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, este último, o mais letal.

Segundo números de um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, caso a vacinação atingisse toda a população dos 9 aos 40 anos, em cinco anos, os casos de mortes pela doença poderiam diminuir 81%.

No entanto, a vacina, apesar de ser um excelente primeiro passo, ainda tem muito o que ser aprimorada, pois sua efetividade em outros grupos como abaixo de 9 anos de idade, por exemplo, cai para 44%. Além disso, ela não atinge zika e chikungunya e não pode ser ministrada em pacientes imunodeficientes, em gestantes ou lactantes. Todos esses pontos merecem atenção e pesquisas por parte dos profissionais da saúde empenhados na pesquisa e concepção de agentes imunizantes.

Outro ponto de atenção é a questão financeira. Um dos principais entraves para a utilização em massa é o custo da vacina, já que para garantir a eficácia é preciso aplicar três doses da mesma. Os custos para um hospital ou uma clínica, por exemplo, giram em torno de R$ 140. Para o paciente, a despesa seria ainda maior, já que, embutido nesse valor, ele ainda teria que pagar por taxa de aplicação, tributação da clínica e custos para pagar a infraestrutura do local.

Claro que, sendo aplicada pela rede pública, ela englobaria muito mais pessoas. O teste no Estado do Paraná, que pretende imunizar 30 cidades com alto risco, é um bom começo no que tange atingir resultados mais concretos no futuro.

Apesar de tudo isso, a aplicação da vacina Dengvaxia é uma iniciativa importante, como toda imunização em seu começo que sempre tem pontos fortes e fracos. Mas o combate à dengue no País é fundamental e o desenvolvimento desse tipo de alternativa abre perspectivas para outras pesquisas e aprimoramentos nessa luta contra a doença.

 

Carlos Ballarati é médico patologista clínico e sócio-fundador do Consulta do Bem, startup de tecnologia que desenvolveu uma plataforma digital com a missão de melhorar o acesso à saúde de qualidade (www.consultadobem.com.br


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620