Encerrando um dos maiores processos de inauguração da história da Funfarme, que em apenas uma semana deu início oficialmente a novos nove setores na instituição, nesta quinta-feira (17), os últimos quatro setores foram entregues para benefício dos colaboradores e atendimento à população. São eles: o Novo Núcleo de Faturamento, a Unidade de Internação de Trauma e Infectologia, com 49 leitos e 900 m², a Central de Material e Esterilização, que utiliza equipamentos robotizados resultando na economia de água e energia e o novo Lactário, que conta com área de 340 m², e prepara em média cerca de 30 mil mamadeiras mensalmente.
Ainda nesta semana, foram inaugurados outros cinco setores, o novo espaço para a UTI Pediátrica, o Serviço de Oncologia Pediátrica, a Unidade de Internação Cirúrgica, a Câmara Hiperbárica e Setor de Métodos Gráficos em Cardiologia, resultando um investimento de mais de 10 milhões de reais.
“Nossa instituição cresce a cada dia mais e se consolida, em pleno funcionamento, como uma das maiores e mais importantes de todo o país, oferecendo, de forma justa, atendimento e assistência à população. Esse sempre foi e será o nosso maior sonho e desafio”, afirmou Dr. Horácio Ramalho, diretor executivo da Funfarme.
Conheça os últimos setores inaugurados:
Central de Materiais
O complexo Funfarme passa a ter uma das mais modernas centrais de materiais e esterilização do Brasil, dotada de equipamentos automatizados e que centralizará todas as atividades de esterilização de instrumentos médicos e hospitalares da instituição. Assim, a Central atenderá os centros cirúrgicos do HB e HCM, onde são realizadas mais de 36.000 cirurgias por ano.
A fundação investiu R$ 7,5 milhões na adequação da área e equipamentos, como sete autoclaves, sendo duas híbridas, para esterilização a altas e baixas temperaturas, duas lavadoras termodesinfectoras, sistemas automatizados para carga e descarga e duas lavadoras de carros cirúrgicos. Estes equipamentos geram economia energia e água, quando comparados com os modelos antigos, contribuindo para a sustentabilidade do meio ambiente.
“Sem dúvida, foi um dos melhores investimentos, porque asseguramos a qualidade da esterilização de todos os materiais utilizados em pacientes, que passam por procedimentos cirúrgicos, por exemplo. Somos a segunda instituição no país com tamanha eficiência nesse processo”, explica Dr. Jorge Fares, diretor administrativo do Hospital de Base.
Unidade de Internação: Infectologia e Trauma – 2º andar do Hospital de Base
A unidade foi totalmente remodelada, reunindo 49 leitos, além do posto de enfermagem, copa e serviços de apoio, proporcionando mais conforto aos pacientes e funcionários, em área de 900 metros quadrados.
“Nossos pacientes ficavam espalhados pelos setores de internação do hospital, e sempre foi um sonho, agora concretizado, colocá-los no mesmo local, o que poucos hospitais no Brasil têm capacidade de fazer. Com certeza, a assistência à população vai melhorar e muito”, afirmou o chefe do Setor de Cirurgia do Trauma Dr. Roberto Yagi.
“Esse andar foi um presente da instituição para o serviço de Infectologia. Há muitos motivos para se comemorar, tanto pelo conforto dos pacientes, que ficarão internados em uma ala totalmente nova, quando para nós profissionais, que desempenharemos ainda melhor nossas funções”, comentou Dr. Irineu Maia, coordenador do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Núcleo de Faturamento
Na sequência, Diretoria e convidados inauguram o Núcleo de Faturamento SUS e Convênio da Funfarme, fundamental para o funcionamento da instituição, foi unificado em um só espaço de 450 metros quadrados, oferecendo conforto e ambiente adequado para seus funcionários.
O novo espaço permitiu reunir os 12 departamentos com 69 funcionários, que faturam cinco mil contas de internações hospitalares e 250 mil contas ambulatoriais por mês. “A unificação resulta em maior integração, comunicação, agilidade e, consequentemente, eficiência do Núcleo”, afirmou Dr. Vanessa Batigália, coordenadora do Núcleo da Funfarme.
Lactário
Passa a funcionar no prédio do refeitório, inaugurado este ano, em amplo espaço com 340 metros quadrados, mais adequados à grande produção de alimentos para os bebês e crianças do HCM e até para alguns pacientes adultos do HB, o novo Lactário. O espaço amplo permite a separação do setor em três áreas: higiene dos utensílios, manipulação dos alimentos e estoque.
O número de ‘refeições’ condiz com o tamanho do complexo Funfarme. Por mês, os 13 funcionários do Lactário preparam 27.000 mamadeiras e seringas com leite especial, 3.300 dietas para pacientes adultos, além de papas de fruta.
“O espaço agora, sendo maior, está mais bem dividido e mais organizado. A infraestrutura faz toda diferença para os profissionais da área trabalharem com mais conforto e agilidade”, afirmou Nayara Barradas, nutricionista responsável pelo Lactário da Funfarme.