Quantcast
Channel: HOSPITAIS BRASIL
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620

A medicina na era da computação cognitiva (PARTE 1)

$
0
0

 

Por Carol Gonçalves

ehealthJá faz alguns anos que a computação cognitiva não é mais ficção científica. Mas não tanto tempo assim e, com certeza, ainda surpreende e promete surpreender muito mais. Em 2005, a IBM criou o Watson, fruto de um projeto de investigação de 10 anos, marcando o início de uma nova era das tecnologias de informação. O Watson é uma plataforma disponível na nuvem capaz de processar dados e de aprender com eles de forma muito semelhante ao cérebro humano, naturalmente, sem que precise ser programado. Ele pode ler, escutar e enxergar. Isso significa um grande avanço, pois, antes, a computação apenas produzia e distribuía conhecimento, agora, ela também indica formas inteligentes de usá-lo.

Em outubro de 2015, a IBM anunciou globalmente um novo posicionamento, uma visão estratégica para inaugurar a era do Cognitive Business, liderada pelo Watson. Segundo a empresa, a ideia é que sistemas deste tipo, a partir da profunda interpretação de dados não estruturados, consigam ampliar nossa capacidade cognitiva, nos ajudando a construir melhores cidades, médicos, cientistas, empresários, professores e profissionais em geral.

Segundo o IDC, instituto de pesquisa e consultoria especializado em TI, o conceito de inteligência artificial (IA) será incorporado em metade dos aplicativos desenvolvidos até 2018. Até o final da década, essas ferramentas devem ajudar as empresas norte-americanas a economizarem cerca de US$ 60 bilhões, apenas com a otimização e melhorias nos fluxos de trabalho.

Muito interessante, mas como tudo isso se relaciona com a área da saúde?

SUPORTE À DECISÃO

Em janeiro de 2014, a IBM investiu US$ 1 bilhão para tornar o Watson uma unidade de negócios, chamada de Watson Group. Em abril do ano seguinte, anunciou a divisão Watson Health, que pretende aprimorar a qualidade e a eficiência no tratamento de doenças. O propósito é trabalhar com o paciente por meio do compartilhamento de dados sociais. Todos os esforços são para o desenvolvimento da plataforma aberta Watson Health Cloud – uma nuvem de dados que oferece aos parceiros uma visão completa dos fatores que afetam o bem-estar das pessoas.

No setor da saúde, o sistema funciona como suporte à decisão médica. Um exemplo é o Watson Oncology, que utiliza a computação cognitiva para recomendar aos profissionais tratamentos contra o câncer. A proposta é que ele mostre para o médico qual tratamento é o mais recomendado para cada paciente. Seu banco de dados inclui milhares de pesquisas científicas na área, além de históricos reais. Na prática, o médico reúne todas as informações necessárias sobre o paciente e as fornece ao Watson, que responderá com os possíveis tratamentos e chances de cura. O Watson Oncology é treinado continuamente pelo Memorial Sloan Kettering Center Cancer (MSK), dos Estados Unidos.

Fabio Scopeta, líder da unidade Watson Health na América Latina, explica que a ferramenta colabora tanto para a qualidade de vida do paciente quanto para a diminuição de custos hospitalares, pois pesquisas indicam que 44% de todo o tratamento inicial em curso é modificado na segunda fase do processo, gerando desgaste, estresse e desperdício de recursos, sem falar que cada momento perdido com o tratamento incorreto diminui o tempo de recuperação do paciente, podendo reduzir sua expectativa de vida. O Watson analisa todas as informações do indivíduo e ajuda a encontrar o tratamento personalizado que gerará melhores resultados, evitando a necessidade de alterações. Como exemplo real, uma paciente oncológica “ganhou” oito anos de vida com a ajuda do sistema.

Além disso, um médico precisaria ler 167 horas por semana para se manter atualizado com todas as notícias e artigos técnicos produzidos diariamente, o que seria totalmente inviável. E, ainda, dependeria de sua memória para lembrar-se de algo que leu e tivesse relação com a situação de algum novo paciente.

(Continua…)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620