O Hospital das Cínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) lança campanha para incentivar a doação de órgãos. No dia 27 de setembro, Dia do Doador de Órgãos e Tecidos, pacientes na lista de espera de um transplante e transplantados de fígado irão distribuir material educativo para maior conscientização do público.
Médicos assistentes e residentes também irão esclarecer dúvidas sobre a importância da doação para a sobrevida de doentes que dependem de transplantes.
A ação acontecerá, das 9h às 16h, em frente ao Prédio dos Ambulatórios, à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próximo à Estação do Metrô Clínicas. São parceiros da campanha a OPO – Organização e Procura de Órgãos do HC e a ONG Via Transplante.
A iniciativa é da Divisão de Transplante de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo e da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica do HC-FMUSP, em parceria com a OPO – Organização e Procura de Órgãos do HC e ONG Viva Transplante.
Em 2015, o Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP realizou 511 transplantes, sendo 195 de rim, 120 de medula óssea, 96 de fígado, 93 de córnea e sete de pâncreas.
No entanto, o número de pacientes na lista de espera é grande. Em São Paulo, por exemplo, quase metade dos pacientes que precisam de um transplante de fígado morre durante a espera pelo órgão.
Para ser doador não é necessário deixar documento por escrito. Basta autorização dos familiares, após o diagnóstico de morte encefálica. A escolha do receptor depende da ordem na fila de espera e de exames de compatibilidade com o doador.