Nessa última semana, o Placi, um dos pioneiros em cuidados de transição no Brasil, participou de dois importantes eventos do setor de saúde. Médicos e diretores que integram a equipe do hospital marcaram presença no VI Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, realizado em Bento Gonçalves (RS), entre os dias 21 e 24 de setembro, e participaram de palestras e debates que trouxeram dados recentes de estudos e pesquisas científicas. Já no Rio de Janeiro (RJ), com o tema “Quanto antes você souber, mais tempo terá para lembrar”, a Abraz abriu o XII Simpósio sobre a Doença de Alzheimer, nos dias 22 e 23, na Uerj, que foi aberto ao público tendo o Placi como um dos apoiadores.
Durante o congresso, que reuniu cerca de mil profissionais, a Dra. Tania Pastrana, pesquisadora da Universidade de Aachen e consultora da International Association for Hospice and Palliative Care (IAHPC), apresentou um levantamento de 2015 da Organização Mundial da Saúde (OMS), cujos dados apontam que apenas 14% das pessoas que necessitam de cuidado paliativo conseguem receber o suporte adequado. Diante desse cenário, a 67ª Assembleia da OMS estabeleceu um pacto mundial em prol da integração dos cuidados paliativos à prática dos serviços de saúde em hospitais de todo o mundo.
Para demonstrar a aplicação dessa iniciativa na prática, representantes de Portugal e do Canadá apresentaram modelos de atenção integrada a pacientes crônicos implantados nos dois países, revelando conquistas já alcançadas e indicando ajustes a serem implementados. Ao final do encontro, também foi anunciada a nova diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), que terá o Dr. Daniel Fortes na presidência nacional, e o Dr. Luiz Guilherme Soares, diretor médico do Placi, à frente da presidência da Regional Sudeste.
Já o simpósio, no Rio, foi aberto com uma conferência ministrada pelo Prof. Dr. Aydamari Faria Junior, que conceituou e detalhou “Epinegética: O Posssível Encontro entre a Qualidade de Vida e a Herança Genética”. Logo após, a fonoaudióloga Maria Paula Raphael forneceu orientações sobre o tema “Entendendo Melhor a Disfagia e o Processo de Deglutição”. Em seguida, Kirky Beust, familiar cuidador, falou sobre o projeto em prol da conscientização “Correndo contra o Alzheimer”.
Na mesa de discussão, mediada pela Profa. Dra. Yolanda Boechat, participaram Dr. Raimundo Santos, Dr. José Henrique D`Amico, Profa. Dra. Vilma Câmara e Dra. Nazaré Terra. Fechando o simpósio, “Cuidados Paliativos na Demência Avançada” foi o tema da palestra apresentada pela Profa. Dra. Vilma Câmara. A presença do público participante, dos palestrantes, dos voluntários e de todo o grupo da Abraz fez do evento um encontro único para troca de experiências e de orientações, tanto para profissionais de saúde e cuidadores quanto para familiares.