A HARTMANN segue com seu Programa de Voluntariado, uma iniciativa baseada no slogan “Muito Além pela Saúde” e desenvolvida em parceria com Agência de Saúde Care, que reúne profissionais ao redor do mundo para viagens de trabalho voluntário. A segunda edição será realizada em 2017, no Quênia.
Além de contribuir financeiramente com os projetos da organização, a HARTMANN enviará, anualmente, colaboradores para auxiliar na implementação de projetos em comunidades carentes.
A primeira edição levou, em abril deste ano, três profissionais da companhia que atuam em diferentes países para uma experiência de 10 dias em Potosí, região da Bolívia com cerca de 77% da população declarada “pobre”.
Com foco em levar conhecimentos na área da saúde e muita força de vontade para ajudar a população local, majoritariamente composta por indígenas, o grupo da HARTMANN foi composto por Fernando Sepulveda (Diretor de Marketing na Austrália), Tanya Stead (Gerente de Negócios na África do Sul) e Raluca-Adina Czogalla (Consultora Técnica na Alemanha).
Com a ajuda da ONG, os colaboradores não apenas trabalharam diretamente com a população, mas também ajudaram efetivamente na construção de um Centro de Saúde que atenderá 1.200 pessoas de 12 vilarejos indígenas da região.
Conviver com culturas diferentes é um aprendizado constante, ainda mais quando se trata de uma comunidade indígena que ainda conserva conhecimentos e tradições de centenas de anos. O colaborador Fernando Sepulveda, da Austrália, relatou como foi vivenciar isso. Durante a missão, ele teve uma forte dor de cabeça e foi tratado por um xamã que lhe deu ervas e realizou massagens. “Foi algo totalmente diferente do que eu conhecia. Me senti muito melhor”, disse.
A ação vai de encontro ao conceito do grupo HARTMANN que tem como foco proporcionar maior acesso à saúde através das diferentes soluções desenvolvidas para todo o mundo.