Quem já foi hospitalizado ao menos uma vez, com certeza sabe que essa situação é sempre muito complicada. Agora, esse peso pode dobrar quando o paciente internado é uma criança. Ela entende o ambiente hospitalar como um novo local, onde sempre há um acontecimento diferente, podendo lhe causar certo desconforto e vontade de voltar às atividades do dia a dia o quanto antes.
Pensando nisso, o Hospital da Criança, da Rede D’Or São Luiz, em São Paulo (SP), se tornará um Circo; levanta sua lona e dá início às atividades em comemoração à Semana da Criança. Serão cinco dias de atividades como contação de histórias, cinepipoca, teatro de fantoches, show de mágicas, marionetes e culinária especial.
As atividades junto às crianças têm como objetivo trazer alegria e descontração para o ambiente hospitalar, principalmente no mês tão aguardado pelas crianças. Além disso, as interações visam proporcionar condições para que os pequenos mantenham contatos sociais, se desenvolvam e aprendam cada vez mais.
Para a Dra. Christina Paola, diretora médica do Hospital da Criança, da Rede D’Or São Luiz, as atividades tem o intuito de aumentar o contato social e aprendizado, trazer bem-estar e humanização para a internação infantil. “Por meio de um ambiente lúdico e mágico, as crianças ficam mais próprias de seu universo, além de oferecer condições de um enfrentamento satisfatório da situação de internação e diminuição da ansiedade para alta”, explica.
O ato de brincar facilita a comunicação da criança com o mundo externo e quando o hospital propicia um local livre para as brincadeiras ocorrerem está agindo em prol da saúde e do bem-estar.
Portanto, as atividades de recreação feitas cotidianamente e, em especial, na semana das crianças, buscam trazer conforto e qualidade de vida para os pequenos, apresentando elementos que ajudem a criança a fantasiar, interagir, brincar e criar laços com a instituição e seus cuidadores.
Contação de história coletiva (Viva e Deixe viver)
Quando: Dia 10, segunda-feira, 10h30
Atividades: As crianças serão reunidas no espaço montado especialmente para elas e escutarão histórias contadas pelas voluntárias do projeto Viva e deixe viver. As contadoras também ajudarão na produção de dobraduras, além de presentea-los com livretos impressos com atividades sobre histórias infantis.
Cinepipoca especial
Quando: Dia 10, segunda-feira, 14h
Atividades: Sessão de cinema com pipoca. Terão seu ingresso para o filme e um balde de pipoca, que poderá ser levado para a casa.
Teatro de fantoche
Quando: dia 11, terça-feira, 10h
Atividades: Teatrinho de fantoches para as crianças com a temática do trânsito e cuidados.
Show de Mágica
Quando: Dia 12, quarta feira, 10h
Atividades: Mágico Miguel fará um show completo para alegrar o Dia das Crianças.
Narizes de plantão
Quando: Dia 12, quarta-feira, 14h
Atividades: Os voluntários farão uma roda com as crianças com música, piadas e muita diversão. Ao final, entregarão os brindes doados pelo hospital.
Show de mágica com palhaço
Quando: Dia 13, quinta-feira, 10h30
Atividades: O palhaço percorrerá os leitos da UTI e se junta às crianças internadas no espaço dedicado à semana especial, onde fará um show de mágica interativo com os presentes.
Culinária especial
Quando: Dia 13, quinta-feira, 14h30
Atividades: As crianças farão seu docinho de forma divertida e lúdica, serão várias guloseimas.
Show de marionetes (Julia Barnabé)
Quando: Dia 14, sexta-feira, 10h30
Atividades: A atriz fará uma performance com marionetes.