O Dia do Fisioterapeuta é comemorado em 13 de outubro. Um reconhecimento ao profissional da saúde que cuida da estrutura óssea, principalmente na prevenção e recuperação de doenças. Para celebrar a data, a Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) em parceria com o ITC – Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Ribeirão Preto (SP) promove campanha de Apoio à Saúde da Coluna Vertebral.
A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a coluna vertebral e disponibiliza gratuitamente o Guia de Postura Dr. Coluna e as cartilhas: Dor Lombar, Irradiada, Cervical e Coluna que Trava, que podem ser baixados no site www.itcvertebralribeirao.com.br. O material é um alerta à população sobre os riscos da má postura no trabalho, nas atividades do dia a dia, ao se utilizar o celular, ao se ficar muito tempo em pé e aborda também a importância de se diagnosticar um desvio postural ainda na infância.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial terá, pelo menos, um episódio de dor na coluna durante a vida. No Brasil, os incômodos nas costas são a terceira causa de aposentadoria e a segunda de licença do trabalho de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da ABRColuna e diretor do ITC Vertebral Ribeirão Preto, a precaução reduz muito o número de pessoas que sofrem com dores na coluna. “A falta de informação sobre esses perigos do dia a dia precisa acabar. É importante saber os motivos desses desconfortos para que seja possível evitá-los. Uma vida sem dor nas costas só se torna realidade se não houver sedentarismo, obesidade e má postura”, explica.
“Na vida moderna tudo se resolve por meio dos celulares, as pessoas já não se exercitam como antes e a musculatura fica cada vez mais fraca, colocando em risco a saúde da coluna. A população passa horas nos aparelhos portáteis em má postura, com uma flexão excessiva de coluna cervical”, analisa Martins.
De acordo com Martins, não somente a tecnologia causa as dores, como também os hábitos errados no ambiente de trabalho. “A maneira como o operador de computador se posiciona em frente à máquina, a altura de mesa, as cadeiras, o monitor, a repetição de movimentos, o esforço físico e o carregamento de peso podem gerar dores na coluna, além da instalação de patologias como escolioses, artroses e hérnia de disco”, finaliza.
No mês do profissional de fisioterapia, em 16 de outubro, também é celebrado o Dia Mundial da Coluna Vertebral.