Ao invés de estetoscópios, jalecos, soros, medicações há uma grande dose de afago e muita sensação de segurança. É assim, que a maioria das crianças se sentem próximo a um animal. O Projeto Medicão (cães terapeutas) realiza visita desde junho de 2009 no Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP) da PUC-Campinas (SP). Mesta quarta-feira (12), Dia das Crianças, não será diferente. Às 9h, os caninos marcam presença na ala de internação pediátrica do hospital.
Mas, no hospital, pode? O Projeto Medicão já atendeu mais de duas mil crianças internadas, além de adultos, profissionais e alunos. O melhor amigo do homem não pede nada em troca, está ali apenas para ser acariciado e transmitir tranquilidade e carinho. O animal é considerado um grande aliado no processo da recuperação do paciente.
“Os cachorros, da mesma forma que os palhaços, ajudam a descaracterizar o ambiente hospitalar, que é hostil. Não faltam histórias de crianças internadas por longo tempo que só começaram a interagir com a ajuda dos cães terapeutas”, explica o gestor da pediatria e diretor Clínico do Hospital, Nilton Crepaldi.
O Projeto Medicão faz parte do Projeto de Humanização do HMCP. “O objetivo do encontro do animal com a criança ou adulto internado é de promover o bem-estar, melhorar a capacidade motora e autoestima, diminuir a ansiedade e a quantidade de medicamentos, além de diminuir as tensões da equipe de trabalho”, explica a infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Maria Fernanda Scudeler.
Segundo a infectologista, para garantir o sucesso do Projeto Medicão, os cães são cadastrados, possuem certificados de vacinas e vermifugação, renovados a cada três meses. “Há procedimentos realizados antes da visita, no dia e pós visita dos cães. Tudo isso para garantir a saúde das crianças, acompanhantes e profissionais”, explica Maria Fernanda.
O Projeto Medicão tem a parceria com a Art & Nic (centro de treinamento e formação de cães terapeutas). “A iniciativa é muito bem aceita nos hospitais. O que nos faz continuar e o retorno dos pacientes é muito gratificante”, ressalta o coordenador e adestrador Hélio Rovay Júnior.
Programação da Semana da Criança:
10 de outubro
Entrega de saquinhos-surpresa
Entrega de livros Infantis
Interatividade com os palhaços voluntários
Entrega de bexigas (escultura de balões) pelos voluntários
Local: Pronto-Socorro Infantil, Unidades de Internação Pediátrica 4 e 6, Ambulatório de Pediatria, UTI Infantil, Clínica de Especialidades Médicas – Pediatria, PA e Hemodiálise (Manhã e Tarde)
11 de outubro
Interatividade com os palhaços voluntários
Entrega de presentes pelos voluntários
Lanchinho da tarde e almoço com cardápio especial, oferecido pelo SND
Cartunista
Decoração ambiente com balões
Local: Unidade de Internação Pediátrica 6
A Entrega dos presentes também se estende na Unidade de Internação 4 e Hemodiálise (A partir das 15h)
12 de outubro (Feriado)
Entrega de presentes com grupo de alunos. Responsável Thalita Franzini
Local: Unidade de Internação Pediátrica 6, Pronto Atendimento e Pronto-Socorro Infantil
Visita do Medicão
Local: Unidade de Internação Pediátrica 6 (9h)
13 de outubro
Distribuição de Pipoca doce e salgada
Recreação e brinquedos infláveis
Decoração ambiente com balões
Local: Ambulatório de Especialidades – Pediatria (Manhã e Tarde)
14 de outubro
Contadores de História com Griot’s
Local: Unidade de Internação Pediátrica 6 (14h)
Público-Alvo: Clientes das Enfermarias Pediátricas, Pronto-Socorro Infantil, Ambulatório de Pediatria, UTI Infantil, Policlínica, Pronto Atendimento e Hemodiálise e profissionais das áreas.
Público Esperado: 300 crianças.