Quantcast
Channel: HOSPITAIS BRASIL
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620

Pacientes do Hospital Nossa Senhora das Graças dão lição de vida em vídeo musical

$
0
0

humanizacao

Ao som da paródia da música “Blá Blá Blá”, sucesso da cantora Anitta, pacientes do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba (PR), que passaram por uma doença ou ainda lutam contra ela, cantam, dançam e dão uma verdadeira lição sobre valorizar a vida e vê-la de forma mais alegre. Frases de incentivo como “Não reclama, não”, “Para de se cobrar, cai na real”, “Seja animado assim”, “Se liga, você é especial” e “Vale a pena viver” fazem parte da melodia.

A versão, gravada pela cantora e youtuber curitibana Sofia Oliveira, foi escrita por colaboradores do HNSG, inspirada em relatos de pacientes em busca da cura. Segundo o psicólogo da instituição José Roberto Palcoski, quando as pessoas ficam presas nas dificuldades, acabam tendo como estratégia de enfrentamento a reclamação, e assim entram em uma roda viva de sentimentos infelizes, frustrações e baixa autoestima, que acabam por bloquear suas potencialidades. “Os problemas e doenças não devem ser vistos como castigos, mas, sim, como uma oportunidade de revisar a vida e colocar nos trilhos tudo aquilo que estiver desorganizado”, completa.

EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO

humanizacao-deividEntre os pacientes que aparecem no clip está Deivid Willian Machado, de 21 anos, que passou por três transplantes de medula. “Desde que descobri a doença, nunca reclamei de nada, por mais difícil que fosse. Eu sempre enfrentei porque deveria ser enfrentado”, diz. A força para superar este momento, segundo ele, veio da mãe e da vontade de viver. “Por mais difícil que seja o problema, ele tem de ser encarado com bom humor. Ganhei meu filho três vezes”, relata a mãe, Ana Amelia Stevão.

A paciente Julinha também está no vídeo. Ela, que ainda vai completar dois anos, luta desde que nasceu por um transplante de intestino que só pode ser realizado nos Estados Unidos. “Depois que a Julinha nasceu, eu mudei muito. Mesmo passando por tudo isso, somos felizes, temos que sempre ver o lado bom das coisas, eu costumo dizer que tudo vai dar certo, a Júlia me passa essa força”, comenta a mãe da paciente, Angela Dal Santos.

Os pais de Felipe Lucca Borba Pereira, de dois anos, que também participam do vídeo junto com o filho, contam que foi difícil receber a notícia sobre o seu estado de saúde. “Foi um choque, mas com o tempo você percebe que não tem mais o que lamentar, só lutar”, diz o pai, Fernando Cesar Pereira.

Este é o quarto vídeo do HNSG elaborado juntamente com seus pacientes. Em 2012, eles dançaram a música “Stronger”, da cantora Kelly Clarkson, com o propósito de aumentar o cadastro de doadores de medula, e conseguiram! O vídeo teve quase um milhão de acessos. Em 2013, o “Viver Vale a Pena” trouxe histórias de superação. Em 2014, o “Vem Doar” estimulou a doação de sangue.

Assista a paródia:

E TEM MAIS…

Depois da repercussão, e sabendo do show da Anitta na cidade, a direção do hospital se empenhou para proporcionar mais uma experiência única: convidou oito pacientes e ex-pacientes para assistir à apresentação da cantora em um lugar exclusivo, bem na frente do palco!

Para viabilizar a ação, foi preciso contar com a parceria de empresas que abraçaram a ideia. E as surpresas aconteceram já na preparação para o passeio. Teve pizza, espumante, maquiadoras e até uma limusine cor de rosa, que as levou ao show.

Para Flaviano Ventorim, diretor executivo do HNSG, o objetivo foi fazer com que as participantes se sentissem especiais e verdadeiras rainhas, tirando o foco do tratamento e de tudo aquilo que estão passando ou passaram. “A união de esforços resultou em uma noite realmente de estrelas”, finaliza.

Confira o resultado:


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620