Abraçar significa oferecer carinho, amor, afeto e amizade com um simples gesto. Com esses sentimentos e motivada por seus pacientes, a Oncomed-BH convida a todos para participar, no dia 29 de outubro, às 10h, do “Abraçaço” ao Instituto Hilton Rocha, futuro Hospital da Oncomed, que está com as reformas paralisadas por decisão judicial.
O movimento foi idealizado pelos próprios pacientes da clínica e posteriormente apoiado pela Oncomed-BH. A ação elegeu o “abraço” como tema, pois a construção do Hospital da Oncomed representa acolhimento ao paciente de câncer, afinal, a obra irá gerar mais leitos para Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de empregos para a população.
O câncer é uma das doenças que mais leva à morte no mundo, e igualmente no Brasil. E o hospital visa garantir vaga para pacientes que ficam à espera de um leito para o tratamento. A Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) conta com nove mil vagas de internação para uma população de mais de 5,7 milhões de habitantes. Levando em consideração a portaria 1101/GM do Ministério da Saúde, que afirma que para cada mil habitantes o número de leitos deve ser de 2,5 a 3,0, deveriam existir mais de 15 mil ofertas de vagas. Portanto, um déficit alto. O projeto de reforma do Hospital Hilton Rocha foi avaliado e aprovado pelo Poder Executivo em 2015 e todas as exigências foram atendidas.
Para abordar também a causa do Outubro Rosa, os idealizadores do “Abraçaço” convidam todos a se vestirem com a cor rosa, em apoio à luta contra o câncer de mama.
O evento é público e está sendo compartilhado nas redes sociais.
Entenda o caso
Em outubro de 2016 a Justiça Federal expediu uma liminar contra a reforma do Hilton Rocha, onde se instalaria o Hospital Oncomed, projetado para ser um centro de referência no tratamento do câncer. A decisão atrasa a ampliação de leitos hospitalares da capital mineira e Região Metropolitana.