O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) firmou convênio com a empresa Braile Biomédica, importante polo fabricante de produtos médico-cirúrgicos hospitalares (dreno de sucção, filtro de sangue arterial, catéter balão, endopróteses, etc). “A finalidade principal é formar competências no desenvolvimento de pesquisa e inovação na área de dispositivos cardiovasculares”, explica o coordenador do PPG em Pesquisa Clínica, professor Carlos Antônio Caramori.
A atividade pioneira da nova parceria ocorreu no dia 20 de outubro com uma aula ministrada pelo professor Domingo Braile, cirurgião cardiovascular e proprietário da empresa Braile Biomédica, a alunos de uma disciplina do PPG em Pesquisa Clínica. Na ocasião, o docente foi recebido pelo diretor da FMB, professor Pasqual Barretti, e por representantes do PPG em Pesquisa Clínica.
De acordo com o professor Caramori, o convênio estabelecido entre a FMB e a Braile Biomédica “está amparado pelo Marco Legal da Ciência e Tecnologia” (Lei 13.243/2016). A ideia é buscar o aperfeiçoamento do diálogo entre universidade e indústria, propiciando maior interação entre as partes. “Essa lei permite o compartilhamento de estrutura, de laboratórios e de pessoal”, explica Caramori.
PPG em Pesquisa Clínica
Tem como objetivo formar profissionais competentes para apoio na formulação, logística e execução de projetos de pesquisa orientados aos seres humanos, sejam com participantes, material de origem humana, intervenções, ensaios clínicos (fármacos, insumos, dispositivos e procedimentos), novas tecnologias em saúde, pesquisa de eficácia de resultados e em serviços de saúde. Essa competência envolve decisões e ações que auxiliem o pesquisador a cumprir exigências metodológicas, regulatórias e bioéticas, nacionais e internacionais, para obter resultados confiáveis na utilização do sistema de saúde.