No sábado (26), os dermatologistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, irão atender a população para o diagnóstico do câncer de pele, que acomete milhares de pessoas todos os anos. A doença, quando diagnosticada precocemente, tem 90% de chances de cura.
As consultas irão acontecer, das 9h às 15h, no ambulatório da clínica, em funcionamento no 5º andar do Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC. A iniciativa integra campanha de conscientização e combate à doença, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Devem procurar atendimento médico, as pessoas com múltiplas pintas, manchas ou pintas que estão se modificando, lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas dos pés, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento rápido ou contínuo.
Além das consultas, o público também será orientado sobre a importância de se proteger dos raios solares para a prevenção da doença.
Das recomendações, destacamos: evitar exposição excessiva ao sol no período entre 10h e 16h, usar filtro solar com fator de proteção adequado e colocar chapéu, boné, óculos e roupas que protejam a pele. As crianças devem receber atenção redobrada.
O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. Existem três tipos de câncer: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. O carcinoma basocelular é o mais freqüente e o melanoma o mais grave. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento da doença.