No consultório do ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana Rodrigo da Rosa Filho o atendimento não se restringe à consulta presencial. Com a massificação dos aplicativos de conversa como Messenger, Whatsapp, Facebook e Instagram, o contato virtual com as mamães virou parte da rotina no consultório.
O médico diz receber cerca de 50 contatos virtuais por dia. “Muitas vezes, a mulher ou o casal sai da clínica sem nenhum questionamento, mas no caminho de volta ou em casa, acabam aparecendo as perguntas. É neste momento, que o atendimento online faz toda a diferença”, relata ele, fazendo questão de dizer que responde todos prontamente.
“Rodrigo faz parte da minha família. Durante toda a minha gravidez e até o nascimento do Henrique, ele sempre foi muito próximo e isso me deu muita segurança e confiança. Com certeza, os atendimentos além do consultório fizeram toda a diferença para o bom desenvolvimento da minha gestação e nascimento do meu filho saudável”, revela a personal trainer e blogueira Thais Figueiredo.
A transformação do corpo na gestação, o pré-natal, a nova rotina, a alimentação, a atividade física adequada e o desenvolvimento do bebê são algumas das dúvidas que ficam na cabeça das futuras mamães e que são respondidas com a troca de mídias (áudios, fotos e vídeos).
“O médico não está mais em um pedestal. Ele pode fazer parte da vida de seus pacientes e a tecnologia está aí para diminuir a distância que um dia existiu. Lógico, que esta nova rotina não substitui as consultas presenciais, mas complementa e diferencia o atendimento”, ressalta Rodrigo.
Pacientes como Thais corroboram o pensamento de que o relacionamento humano e próximo é um diferencial do doutor, e acham que o papel do médico em assegurar a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê agora passa, também, pelo mundo virtual. “É reconfortante saber que em uma emergência ou dúvida ele pode nos ajudar. Esse vínculo me deixou mais confiante e proporcionou uma gravidez mais saudável e tranquila”, declara ela.