Equipes da Maternidade Santa Isabel (MSI) e do Hospital Estadual de Bauru (HEB), unidades sob gestão da Famesp, fazem um alerta aos foliões antes de caírem nas festas de carnaval: a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Na sexta-feira (24) haverá distribuição de preservativos e panfletos informativos para os funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes que estiverem na MSI. Além disso, nesta véspera de carnaval, os funcionários da unidade poderão usar camiseta vermelha como forma de conscientização sobre a prevenção do HIV.
Já no Hospital Estadual, das 7h30 às 10h as enfermeiras Ana Cristina Ferreira Martins e Valdirene Corradini estarão “vestidas de folionas” para ministrar palestras a pacientes presentes nos ambulatórios do Hospital, com orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis.
“Vamos aproveitar o momento para alertar a população. Infelizmente, as doenças sexualmente transmissíveis estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo e vêm aumentando cada vez mais. Entre as mais conhecidas estão a AIDS, sífilis, gonorreia, condiloma/ HPV, hepatite B, cancro mole e cancro duro”, explica a enfermeira Valdirene Corradini.
“Algumas DSTs são assintomáticas e se não forem diagnosticadas a tempo podem evoluir para complicações graves, como infertilidade, câncer e até a morte”, alerta ela. “Daí a importância de perceber sinais como, por exemplo, verrugas, corrimentos e lesões na região genital e procurar tratamento médico. Na dúvida, evitar relações sexuais e sempre usar preservativos em todas as relações (oral, anal e vaginal)”, completa a enfermeira. Ela também destaca que o tratamento oferecido na rede pública de saúde melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão.