O Hospital Sírio-Libanês (HSL), de São Paulo (SP), promoverá atividades interativas e gratuitas nos próximos dias 9 e 10 de março, com o objetivo de alertar a população sobre as complicações silenciosas que podem afetar o funcionamento dos rins. As iniciativas integram a campanha global do “Dia Mundial do Rim”, celebrado no dia 9 de março. Participarão dessas ações os especialistas do próprio HSL e também do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ).
A programação inclui um talk-show aberto ao público, que será realizado no anfiteatro do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, no dia 9, e terá transmissão por videoconferência para as equipes, acompanhantes e pacientes internados do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e do Hospital Geral do Grajaú – que são geridos pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês -, além das três unidades HSL em Brasília.
No mesmo dia 9, o Hospital Sírio-Libanês promoverá, pela sua página no Facebook, a transmissão ao vivo da seção “Pergunte ao Especialista”, com a participação da Dra. Liliana Secaf, nefrologista e coordenadora do Núcleo de Nefrologia da instituição. A iniciativa permitirá a interação, em tempo real, entre a médica e os internautas.
Ainda no dia 9, o Hospital Menino Jesus também realizará exames gratuitos de pressão arterial e glicemia em um estande preparado para atender pacientes e acompanhantes da própria instituição. Além disso, no dia 10, promoverá uma mesa redonda com especialistas de diferentes áreas, voltada exclusivamente para sua equipe de assistência e corpo clínico.
Sempre com uma temática diferente a cada ano, o Dia Mundial do Rim de 2017 tratará de doença renal e obesidade. O excesso de peso é um fator de risco para a ocorrência da doença renal crônica (DRC), por aumentar a possibilidade de diabetes e hipertensão arterial, que têm impacto direto no desenvolvimento da doença.
De acordo com informações do Portal Brasil, site do Governo Federal, a doença renal crônica atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças. A estimativa é que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos. Metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença.
“As complicações nos rins são silenciosas e costumam se manifestar apenas em estágios mais avançados. A doença renal crônica, por exemplo, só dá sintomas em estágios avançados. Portanto, a identificação precoce é o ponto chave para a conservação do rim para a vida toda, dependendo do caso”, explica Dr. Flavio Ihara, nefrologista do Hospital Menino Jesus.
A Sociedade Brasileira de Nefrologia recomenda oito “mensagens de ouro” para ações preventivas da população. Elas alertam para a prática de exercícios; a alimentação saudável como forma de evitar o sobrepeso; a ingestão de líquidos; o controle do açúcar no sangue (glicemia); a monitoração da pressão arterial; a consulta regular ao médico; combate ao fumo e à ingestão de bebidas alcoólicas e a não utilização de medicamentos sem prescrição médica.
“As pessoas já incorporaram a importância dos cuidados com a pressão, por conta de problemas cardíacos, e com a glicemia, por conta do controle da diabetes. Mas ainda não têm a dimensão da importância do cuidado com os rins. Por isso, a importância de campanhas como esta”, conclui o Dr. Flavio.
Atividades do Dia Mundial do Rim
Talk-show no Hospital Sírio-Libanês
(necessária inscrição prévia pelo e-mail eventos@hsl.org.br)
Data: 9 de março
Horário: 12h às 13h
Local: Anfiteatro do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Prof. Daher Cutait, 69
Programação: Participação da Dra. Liliana Secaf, nefrologista e coordenadora do Núcleo de Nefrologia do HSL, Dra. Claudia Cozer Kalil, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, Dra. Leda Litaif, nefrologista e representante da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Adriana Bergamini, nutricionista do Núcleo de Nefrologia do Hospital Sírio-Libanês e o preparador físico Carlos Eduardo Negrão. O evento será transmitido por videoconferência para o Hospital Menino Jesus, o Hospital Geral do Grajaú e para três unidades do HSL em Brasília.
Pergunte ao Especialista – “Doença Renal e Obesidade”
(transmissão ao vivo pela página do Hospital Sírio-Libanês no Facebook)
Data: 9 de março
Horário: 14h30 às 15h30
Programação: A Dra. Liliana Secaf, nefrologista e coordenadora do Núcleo de Nefrologia do HSL, interage com internautas em tempo real para tirar dúvidas sobre o tema proposto.
Estande de Atendimento ao Público Hospital Menino Jesus
(evento destinado a pacientes e acompanhantes)
Data: 9 de março
Horário: 9h00 às 16h00
Local: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
Endereço: Rua dos Ingleses (Saguão da recepção – 3º andar)
Programação: Exames gratuitos de pressão arterial e glicemia. Quem comparecer ao local receberá cartões para preenchimento e acompanhamento de informações sobre dados de saúde.
Mesa Redonda no Hospital Menino Jesus
(evento exclusivo para equipe de assistência e corpo clínico)
Data: 10 de março
Horário: 10h às 12h
Local: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
Endereço: Rua dos Franceses, 251
Programação: Palestras com profissionais do Hospital. A psicóloga Juliana Gonzales discute o que escapa às recomendações sobre a obesidade; a nutricionista Gisele Moura Sousa fala sobre obesidade e atuação da nutrição; a endocrinologista Dra. Bianca Lopes Forthaus analisa os Impactos da Obesidade na Doença Renal. Os moderadores da discussão serão o Dr. Flávio Ihara e a Dra. Fabíola Lúcia Padovan, nefrologistas do HMIMJ. A abertura será do Dr. Antonio Carlos Madeira, diretor do Hospital.