O sucesso de uma empresa depende totalmente da qualidade de sua gestão. Hoje, são diversos os aspectos que levam uma empresa ao sucesso (ou ao fracasso) e, no setor de saúde, o cenário não é diferente. Pensando em otimizar recursos, melhorar os processos administrativos e impulsionar a saúde no Brasil, a Hospitalar Feira + Fórum também oferece uma sequência de workshops e painéis focados em gestão, garantindo a todos os participantes que atuam diretamente na área, um conteúdo atualizado e de alta qualidade.
De olho no cenário econômico brasileiro, que vislumbra crescimento em um período pós-recessão, os empresários da área da saúde encontrarão na Hospitalar um evento específico sobre investimentos. Abrindo o programa de congressos da feira, o “Talk show GPeS: Na Mira do Investidor” trará informações atualizadas sobre os tipos de investimentos feitos no setor de saúde no Brasil, avaliações do atual mercado e perspectivas futuras. Iniciativa da GPeS – Gestão de Projetos em Saúde, o painel será realizado das 8h30 às 10h30 do dia 16, e promete clarear as visões empresariais que focam o desenvolvimento.
Considerando que investimento só é convertido em resultados por meio de uma administração eficaz, a Hospitalar Feira + Fórum também abordará a importância da transparência nas gestões públicas e privadas. Promovido pela ABIMED – Associação Brasileira de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde, o painel “Transparência que gera valor” demonstrará que com uma gestão clara é possível coibir desvios éticos e melhorar a sustentabilidade pela otimização de recursos. “É fundamental tornar a cadeia fornecedora de produtos para a saúde mais transparente pois, a partir do entendimento e da identificação dos potenciais problemas, torna-se mais fácil definir soluções”, declara Carlos Goulart, presidente executivo da ABIMED. O painel, que será mediado pelo jornalista William Waack, está marcado para dia 16 de maio a partir das 16h30.
Indo mais a fundo nos entraves enfrentados pela cadeia de saúde no Brasil, o fórum “O papel dos Hospitais na Gestão de Saúde Populacional”, promovido pela ASAP – Aliança para a Saúde Populacional, reunirá gestores, profissionais de recursos humanos e responsáveis por programas empresariais de saúde para debater o papel das instituições hospitalares como protagonistas da gestão de saúde no país. Realizado na manhã do dia 17 de maio, o evento trará à tona a ideia de que os hospitais podem assumir certa liderança na comunidade, fomentando a promoção da saúde e estimulando a prevenção e a educação da população como um todo.
Os profissionais que atuam e investem em edificações diversas de saúde também encontram, na Hospitalar 2017, muito conteúdo que remete à gestão destas instituições. Durante os quatro dias de evento, três auditórios estarão à disposição do 40º Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde. Realizado pela FBAH – Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, o encontro realizará mais de 90 horas de palestras sob o tema principal “Repensar a Saúde: Modelo, Financiamento, Gestão e Assistência”. Quem participa do congresso, absorve um conteúdo vasto que debate desde gestão de pessoas e liderança até mesmo qualidade e segurança do paciente.
Além deste congresso que chega a sua incrível marca de 40 edições, a Hospitalar oferece um fórum específico para tratar sobre facilities. Nomeado “Fórum INFRA de Facilities Management no Ambiente Hospitalar”, o evento está marcado para dia 16 de maio e é uma realização da Revista INFRA, Outsourcing & Workplace. Complementando o novo setor de Facilities da Hospitalar que traz soluções para otimizar operações e reduzir custos da cadeia da saúde, o fórum abordará a implementação de sistemas de facilities management em hospitais, explicará como esses sistemas suportam as atividades médicas e o funcionamento das entidades; falará sobre inovação na limpeza hospitalar trazendo, como case de sucesso, o histórico do Hospital do Coração e também debaterá diversos outros pontos relacionados ao tema.
Saindo da gestão hospitalar para tratar sobre outras edificações em saúde, o IEPAS – Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde organiza dois encontros específicos: o 11º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos (17/05) e o 12º Congresso Brasileiro de Gestão em Clínicas de Serviços de Saúde (18/05). Realizados pelo SINDHOSP – Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo, CNS – Confederação Nacional de Saúde e FENAESS – Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços em Saúde com apoio da SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, estes eventos reunirão, em dois dias, assuntos diversos referentes à gestão de pessoas, gestão financeira, ética e relacionamento.
A Hospitalar Feira + Fórum é o único evento multissetorial da saúde no Brasil e nas Américas e, além de todos os eventos citados acima, oferecerá muito mais conteúdo sobre gestão ao longo de seus quatro dias de evento. Além de toda a agenda de congressos, o pavilhão de exposições contará com diversas empresas apresentando suas soluções específicas para otimização das operações empresariais e administração.
Contagem regressiva – Vinte dias para a Hospitalar 2017
Reconhecida por sua multidisciplinaridade, a 24ª edição da Hospitalar Feira + Fórum está prestes a acontecer. Marcada para daqui vinte dias, o evento que além de trazer as principais novidades da indústria da saúde promove uma sequência ampla e complexa de debates em seus fóruns, tem sua abertura marcada para 16 de maio. Além das ações já tradicionais ao longo da jornada do evento, a edição 2017 traz diversas novidades incrementando ainda mais a agenda de conteúdo.
Abrangendo todos os setores da saúde, o evento que em 2016 recebeu mais de 1.200 marcas e mais de 90 mil visitas profissionais ao longo de seus quatro dias, terá um novo horário para atender à solicitação dos expositores que gostariam de aproveitar melhor o tempo para fazer contato com seus clientes. Desta forma, a feira passa a funcionar das 11h às 20h. Já a agenda de fóruns continuará com conteúdo a partir das primeiras horas da manhã. Diversos painéis e congressos têm início às 9h e se prolongam até o final da tarde.
Se na edição passada foram mais de 50 eventos simultâneos, em 2017 podemos esperar muito mais. Com a realização do summit HIMSS@Hospitalar, que passa a englobar o Digital Healthcare e oferecerá conteúdo especializado em tecnologia avançada para o setor da saúde, o catálogo de fóruns da feira cresce. Sob o tema principal “eHealth.17 – The End of the Beginning”, serão 60 conferências, 8 debates e 35 painelistas atendendo a oito verticais: Innovation Solutions for Hospital Chain e Healthcare Privacy & Security (16/05); Venture Capital Supporting eHealth Revolution e Health Interoperability Challengers (17/05); TeleHealth, Med – Devices and mHealth e EHR – New Generation & Best Implementations (18/05); e Consumerization Healthcare e Pharma Demand-driven (19/05). Outra grande vantagem para o público é que todo o conteúdo será transmitido ao vivo para o pavilhão verde.
Desenvolvida para esta edição, a área exclusiva de facilities planejada em parceria com a L+M, mostrará de forma prática e dinâmica serviços e produtos pensados especialmente para a gestão. Com foco na otimização de recursos, prevenção de acidentes e melhoria do atendimento ao paciente, a Hospitalar Facilities trará novidades envolvendo as áreas de construção, engenharia, arquitetura, recepção e manutenção. E, reforçando a característica de ser o único evento das Américas que apresenta soluções completas para toda a cadeia de saúde, ainda dentro desta área exclusiva serão realizados o Facilities Innovation, com simulações realísticas, e o Facilities Education, um hospital contemporâneo oferecendo workshops e conectando todos os players do mercado.
A Hospitalar também abre espaço para serviços e produtos voltados à pacientes com necessidades especiais. Nomeado Espaço Reabilitação, esta iniciativa em parceria com a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios), promete reunir ao menos 50 empresas expositoras que desenvolvem soluções específicas para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e obesos. Considerando que, segundo o Censo de 2010, no Brasil existem cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência, esta é uma área indispensável para o bom andamento da saúde e principalmente do bem-estar do paciente no país. A área é uma das novidades da feira e conta com apoio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
Paralelamente a toda essa programação, o CISS – Congresso Internacional de Serviços de Saúde, que desta vez se desenrola sob o tema segurança do paciente, reunirá tomadores de decisão e influenciadores do setor para uma coletânea de cases de sucesso internacionais, apresentados por profissionais renomados do Canadá, Holanda, Taiwan e Argentina.