Quantcast
Channel: HOSPITAIS BRASIL
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620

Famesp cria Curso de Especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço

$
0
0
Na foto, a partir da esquerda, o auditor da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), Marcelo Ribas, o médico Alexandre Gonçalves dos Santos, coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Famesp, e o presidente da Famesp, Antonio Rugolo Jr.

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) acaba de criar um Curso de Especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço junto ao seu Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) em Bauru (SP). A novidade veio com o credenciamento da equipe da Famesp que atua nesta área em Bauru pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).  “Esse curso representa um importante avanço, pois regulariza o treinamento de médicos que atuam nessa área. Além disso, é uma ação que capacita os profissionais que atuarão nos serviços públicos de saúde administrados pela Famesp”, salienta Rosilene Cordeiro, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa da Fundação, acrescentando que é o primeiro passo para que seja criada, futuramente, uma Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Com duração de dois anos (abril/2017 a março/2019), o Curso é enquadrado na modalidade de ensino de pós-graduação, sob a orientação de profissionais médicos com título de especialista pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina. São oferecidas duas vagas para médicos que concluíram Residência Médica em Otorrinolaringologia ou em Cirurgia Geral. O primeiro edital de seleção teve o resultado divulgado no dia 19 de abril com o ingresso de dois médicos pregressos da Residência em Otorrinolaringologia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP).

Os especializandos vão desenvolver atividades práticas e teóricas junto à equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Estadual de Bauru (HEB) e do Hospital de Base de Bauru (HBB), ambos sob gestão da Famesp. Após a conclusão do curso, os médicos poderão automaticamente prestar prova para a obtenção de “título de Especialização” junto à SBCCP.

Residência Médica

Os hospitais estaduais localizados em Bauru e administrados pela Famesp já são campo de ensino para curso próprio de Residência Médica da Fundação desde 2014, com vagas para áreas básicas como Pediatria, Cirurgia Geral e Clínica Médica. Com duração de dois anos, os programas já formaram duas turmas, num total de 23 alunos matriculados até o momento.

Na prática, além do Estadual e do Base, os residentes da Famesp atuam de forma rodiziada na Maternidade Santa Isabel e em unidades municipais, como Unidades Básicas de Saúde de Bauru e Pronto Socorro de Botucatu. E eles vêm de longe: há residentes do Espírito Santo, Paraná, Goiás, do Piauí, Tocantins, Manaus, Fortaleza, Maranhão, Natal, Brasília, Teresina e até do Amazonas. Os candidatos são selecionados pelo concurso SUS – um processo seletivo com provas elaboradas pela Fundação Carlos Chagas. A escolha pelo local do programa é feita por ordem de classificação do candidato.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620