Quantcast
Channel: HOSPITAIS BRASIL
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620

Hospital Leforte inaugura centro avançado em câncer de tireoide

$
0
0

O Hospital Leforte, de São Paulo (SP), inaugura em 1º de junho, na unidade Liberdade, o Núcleo Avançado em Nódulos da Tireoide ligado ao centro de oncologia. Ele foi criado para atender crescente demanda de pacientes com a doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de tireoide é o quinto tipo mais comum no Brasil. Com o novo núcleo, os atendimentos serão acompanhados por equipes multidisciplinares focadas na doença, o que garante melhores resultados no tratamento.

A tireoide regula praticamente todo o corpo – como o coração, fígado, rins e ovários. Localizada no pescoço, ela produz hormônios T3 e T4 que funcionam como um combustível para o corpo humano. Quando ela não funciona bem, ocorrem complicações na saúde. O médico Ricardo Antunes, coordenador de Cirurgia Oncológica do Leforte afirma que o diagnóstico precoce junto com o tratamento adequado apresenta melhores chances de cura.

“Existem quatro tipos de câncer na tireoide: carcinoma papilifero, que representa 90% dos casos; folicular 15% dos casos, medular 5% de casos e câncer de tireoide anaplásico. Este é um tipo raro que acomete geralmente pessoas com mais de 70 anos de idade. Os outros três tipos geralmente ocorrem em 25 e 65 anos de vida. Só em casos de câncer do tipo anaplásico o paciente é submetido a quimioterapia”, explica.

A doença pode ser diagnosticada clinicamente pelo paciente ou pelo médico por meio do toque. A ultrassonografia aponta nódulos nos casos não palpáveis. Em casos benignos, o paciente passa ser acompanhado por grupos de endocrinologista. Já em casos malignos, o paciente é submetido a cirurgia. O tratamento cirúrgico é considerado delicado, porém os níveis de complicação são baixos.

“Após mais ou menos 30 dias, o paciente pode ser submetido à radioiodoterapia. Tratamento complementar que consiste na ingestão de iodo I-131 para destruir qualquer outra célula cancerígena”, finaliza o médico.

Esclarecimentos sobre a doença estão disponíveis ainda no Facebook do Leforte (www.facebook.com/HospitalLeforte). O médico Ricardo Antunes tira as principais dúvidas dos pacientes em um vídeo. Assista e compartilhe!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620