Quantcast
Channel: HOSPITAIS BRASIL
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620

Hospital Geral de Palmas qualifica maqueiros para fortalecer a qualidade do transporte e cuidado com pacientes

$
0
0
Capacitação visa prevenir de eventos adversos decorrentes do transporte de pacientes. Foto: Nielcem Fernandes

Os maqueiros que atuam no Hospital Geral de Palmas (TO) estão passando por capacitação onde estão atualizando conhecimentos sobre biossegurança e higienização das mãos, normatização das atribuições e atividades, e legislação de enfermagem sobre o transporte hospitalar de pacientes. A capacitação visa prevenir eventos adversos decorrentes do transporte de pacientes, garantindo a segurança dos profissionais e dos usuários do SUS. Na ação, estão sendo utilizadas metodologias ativas de ensino e aprendizagem e dinâmicas de interação e motivação dos servidores.

Para o coordenador dos maqueiros, Weedson Gomes, o curso é uma oportunidade para os profissionais que já estão há algum tempo no HGP passarem por reciclagem e aprenderem sobre as mudanças “Já os novos profissionais vão aprender como conduzir macas, a necessidade da higienização das mãos, como procurar o enfermeiro para saber a situação do paciente. Todos vão poder conhecer mais o HGP e a importância do papel do maqueiro para a unidade”, frisou.

Quem aproveitou para se qualificar foi Tcharly Vitorino, que trabalha como maqueiro há dois anos no HGP. Segundo ele, a qualificação é muito importante para lidar com as situações adversas da profissão, além da higienização e acolhimento do paciente. “Nossa prioridade é sempre o paciente. Por exemplo, quando lidamos com casos em que o paciente tem recomendação de precaução de contato, é nossa função evitar esse contato durante todo o trajeto e até mesmo no elevador, sendo sempre cordial com as pessoas”, disse.

Para o diretor administrativo do HGP, Leonardo Toledo, a ação fortalece e qualifica o atendimento. “Os maqueiros desempenham um trabalho muito importante no atendimento ao paciente do HGP. E capacitar estes profissionais fortalece ainda mais as ações que vem sendo desenvolvidas na unidade”, destacou.

A coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (Cepen), Tatiana Porto, explica que a iniciativa vem reforçar também alguns cuidados de prevenção. “É um momento para repassar normas e cuidados como a higienização das mãos, uso de máscaras, jalecos entre outros”, afirmou.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620