No Dia Nacional da Mamografia, lembrado em 5 de fevereiro, vale lembrar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, tumor que atinge tantas mulheres. Você sabia que existe um tipo de câncer da mama que muitas vezes é diagnosticado pelo dermatologista? Sim! A Doença de Paget é um tipo de tumor maligno raro, unilateral, que acomete a região da aréola e do mamilo. Com incidência de 0,5% a 4% dos cânceres mamários, é mais frequente em mulheres entre 60 e 70 anos de idade, podendo também acometer em homens.
A neoplasia pode se apresentar de forma pura ou associada ao câncer ductal in situ ou ao câncer ductal invasivo. A forma inicial de diagnóstico da Doença de Paget é pelo exame clínico de um especialista. Em muitos casos, a doença pode ser confundida com uma doença benigna da pele, como uma dermatite ou alergia, que pode ser confirmada pela biópsia da pele.
A mamografia e outros exames de imagem podem ser recomendadas para complementar o diagnóstico, avaliando se a neoplasia é pura ou se está associada a um carcinoma da mama.