Quantcast
Channel: HOSPITAIS BRASIL
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620

Hospital Universitário de Jundiaí realiza 1ª Semana Interna de Segurança do Paciente

$
0
0

Uma programação especial, voltada para cuidados em segurança do paciente, será realizada no Hospital Universitário de Jundiaí (SP) entre os dias 7 e 10 de novembro. O evento é destinado aos profissionais da área de saúde. A abertura da 1ª Semana Interna de Segurança do Paciente contará com palestra do médico cirurgião geral Fernando Paragó, especialista no tema, que irá abordar “Organização de alta confiabilidade – O desenvolvimento da cultura de segurança do paciente”. Já o encerramento, no dia 10, terá a palestra “Cirurgia segura”, com o médico anestesista César Miranda, coordenador da anestesiologia do HU.

Além das palestras, a programação contará com uma exposição de fotos com situações reais relacionadas à Segurança do Paciente, intitulada “Vivências na implantação de protocolos de segurança do paciente”.

Foco: a segurança

Em nível mundial, um paciente que recebeu uma assistência segura é aquele que teve todos os cuidados necessários para que fossem minimizados, ao máximo, os riscos envolvidos no atendimento de saúde prestado. Por exemplo, a troca de um medicamento, infecção hospitalar, uma queda e tantos outros.

É válido dizer que as consequências de procedimentos incorretos e que colocam pacientes em risco, podem ser das mais diversas, indo de um incômodo passageiro a complicações extremamente graves, que podem gerar sequelas permanentes ou até a morte.

Devido a estas razões, o Ministério da Saúde aprovou em 2013 os protocolos básicos de segurança do paciente, que consistem em seis metas. O documento serve como um guia de procedimentos a serem seguidos por todas as instituições de saúde, públicas e particulares, para evitar eventos adversos no tratamento a pacientes. Confira as metas:

1 – Identificar corretamente o paciente.

2 – Melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde.

3 – Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos.

4 – Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos.

5 – Higienizar as mãos para evitar infecções.

6 – Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

A 1ª Semana Interna de Segurança do Paciente é promovida pelo Hospital Universitário e pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) com o apoio da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A iniciativa faz parte de um planejamento estratégico do HU que deve culminar na conquista de certificações relevantes no setor de saúde.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620