Noventa e cinco obras da Coleção Bradesco de Arte Brasileira podem ser apreciadas no Centro Médico de Especialidades do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo (SP). O destaque é uma grande tela em formato geométrico e características abstratas de Sérgio Fingermann.
O projeto, idealizado pela instituição, tem como objetivo proporcionar um novo olhar ao ambiente hospitalar, de acordo com a superintendente Maria Lúcia Pontes Capelo Vides. “Essa ação visa trazer a quem passa pelo local, por meio da arte e cultura, uma visão diferente, de acolhimento e bem-estar.”
A curadoria da exposição ficou aos cuidados da Expomus – Exposições, Museus e Projetos Culturais –, que também é responsável pela coordenação da Coleção Bradesco de Arte Brasileira.
De acordo com a curadora Vanessa Biazioli, as obras dos 55 artistas selecionados estão distribuídas pelos três andares do Centro Médico de Especialidades, a partir de uma minuciosa análise do acervo, visando aliar cores, formas e temáticas conforme as especialidades do local.
“Pensamos em temas delicados e harmoniosos, a fim de trazer leveza. Por isso, seguimos uma linha curatorial voltada especialmente a obras de paisagens e de linguagem Naif, conhecida pelo seu colorido e simplicidade dos traços, realizada por artistas autodidatas”, explica Vanessa Biazioli.
Os quadros, em sua maioria, pinturas, estão nas recepções e consultórios de todas as alas. A importância da arte no Edmundo Vasconcelos é reconhecida desde o projeto arquitetônico, assinado por Oscar Niemeyer. Já no prédio principal, outro importante artista brasileiro presente é Di Cavalcanti, representado por murais decorativos.