Quando a inovação e a tecnologia se unem a favor dos negócios, surge uma experiência de uso única, que impacta positivamente na produtividade e no dia a dia das empresas. Para que as suas soluções e visão sobre tendências possam ser vivenciadas na prática, a TOTVS montou o Espaços de Experiências Sensacionais na sua nova sede – ambientes totalmente visuais, que trazem cenários reais para demonstrar muito do que a tecnologia é capaz de proporcionar para diferentes segmentos.
Ao todo são 145 m², que dividem áreas entre Supply Chain (abrangendo Agroindústria, Manufatura e Logística), Consumer (entre Moda, Food services, Supermercado e Empório), Healthcare (Saúde) e Professional Services (que inclui Educação, Construção & Projetos, Hospitality, Serviços e Jurídico). Toda jornada ainda passa por uma mesa interativa, uma tela touch de 70 polegadas, que retrata a “Cidade TOTVS” em 3D, com simulações gráficas, vídeos e demos de todos os setores em que a companhia atua.
Para o segmento de Saúde, a companhia preparou um espaço com 11 m² que retrata todos os momentos de interação do paciente com uma instituição de saúde, desde o atendimento de emergência até a alta, por meio de um prontuário eletrônico (PEP). A tecnologia permite organizar e acompanhar o fluxo do paciente, seja na internação ou no ambulatório, pois centraliza todas as informações – prescrição do médico, dispensação de medicamentos na farmácia, aplicação deles pela enfermagem, rotinas do centro cirúrgico e, até mesmo, solicitação de autorizações ao convênio. O uso da ferramenta simplifica a operação de um hospital e aumenta a segurança dos processos e dados.
“Muitos falam sobre experiências de uso, mas, hoje, a TOTVS consolida um espaço único e totalmente diferenciado, materializando todo o seu discurso de transformação digital, para que as inovações tecnológicas possam ser vivenciadas na prática. No ambiente de Saúde, apresentamos a jornada completa do paciente, mostrando como a tecnologia suporta a operação de um hospital e o quanto ela é fundamental para garantir a precisão das ações e a segurança do atendimento”, afirma Rogério Pires, diretor do segmento de Healthcare da TOTVS.
A jornada começa no ambulatório, onde é possível conhecer de perto os benefícios da tecnologia no fluxo de atendimento ambulatorial – desde o agendamento de consultas e exames, passando pelo boletim de atendimento, consulta, realização de procedimentos, até o fechamento da conta. Diferente do que acontece na maioria das instituições, o processo de agendamento passa a contar com um assistente eletrônico, que alinha os pedidos de exame à disponibilidade de horários em cada unidade, possibilitando a execução de todos eles na sequência.
No Pronto Socorro, onde o atendimento é de urgência, é possível vivenciar desde a classificação de risco do paciente, orientada pelas cores das pulseiras, até o pedido de autorizações de medicações raras e internação ao convênio médico. Etapa que se torna eletrônica e automatizada com a adoção do prontuário eletrônico.
Na farmácia, a TOTVS apresenta o mapa de dispensação imediata e diária de todo o hospital, facilitando a visualização de tudo o que está ocorrendo na instituição. A tecnologia também suporta a avaliação das prescrições, se há interação medicamentosa, realiza a impressão de etiquetas com código de barras e o controle do estoque de materiais, medicamentos e kits cirúrgicos. O processo de unitarização dos medicamentos garante a rastreabilidade deles – do momento em que foram prescritos até a aplicação. Com um prontuário eletrônico, essa rotina passa a ser ainda mais segura, pois se torna automatizada, certificando que a dose prescrita chegue corretamente até o leito.
No Leito, além da etapa de prescrição de medicamentos por meio do prontuário eletrônico, a ferramenta possibilita a verificação do código de barras, garantindo a aplicação correta por meio da metodologia dos 5 Certos. O sistema é inteligente e entende quando a medicação já foi consumida pelo paciente e de quem deve ser cobrada, dele ou do convênio. Mais do que isso, o PEP permite um maior controle do centro cirúrgico, ao registrar em detalhes toda a dinâmica, do agendamento e uso das salas, os gastos com cada paciente, chegando à consolidação, com descrição, dos procedimentos realizados.
Após a alta, todos os dados do paciente são enviados ao setor administrativo para o fechamento da conta. No HIS (sistema de informações hospitalares), é possível visualizar todas as questões gerenciais e financeiras da instituição, acompanhar as autorizações que estão em aprovação com as operadoras de planos de saúde ou em auditoria, facilitando o controle de glosas e o repasse médico. Na última etapa da visita, a TOTVS apresenta, também, o diferencial do uso de indicadores de gestão para tomada de decisões nos hospitais, contribuindo para uma operação mais eficiente.