No sentido de ampliar e fortalecer as ações de estímulo ao parto normal e humanizado, a Rede Mater Dei de Saúde, de Belo Horizonte (MG), participa, desde de 2014, do projeto Parto Adequado. “Em 2017, alcançamos o maior percentual de partos vaginais em serviço privado, que foi de 63%. E fazemos isso respeitando o desejo de todas as pacientes, tanto as que querem o parto vaginal quanto as que querem parto cesárea. Esse é sem dúvida o grande diferencial do Mater Dei”, explica o médico e subcoordenador do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, Carlos Henrique Mascarenhas.
O projeto Parto Adequado é uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, o Institute for Healthcare Improvement – IHI e o Ministério da Saúde. O principal objetivo das ações discutidas entre os participantes do projeto é reduzir o número de cesáreas desnecessárias, além de melhorar o atendimento a gestantes e bebês.
Carlos Henrique ressalta que a diferença entre a cesárea e os partos vaginais está no tempo de recuperação. “No parto vaginal é muito mais rápido, além do menor risco de sangramento e infecção. Mas temos de tersempre em mente que o parto deve ser seguro, ou seja, se for necessário, toda a equipe médica precisa estar habilitada a fazer a cesárea de forma ágil e segura”, conta.
Estrutura da Maternidade
A maternidade da Rede, localizada no complexo hospitalar do Mater Dei Santo Agostinho, possui uma infraestrutura moderna, com equipamentos de última geração no intuito garantir assistência integrada. O Centro Obstétrico é composto por ambiente amplo, em que toda a família da gestante pode interagir durante o trabalho de parto.
As salas de parto são adaptadas para as necessidades das pacientes com recursos tecnológicos seguros e algumas possuem o visor, chamado de “mineirinho”, para que todos os acompanhantes, escolhidos pela gestante, possam assistir ao parto. Os apartamentos são estruturados para oferecer conforto e segurança, com alojamento conjunto, que permite a permanência do bebê com a mãe em tempo integral. Além disso, o Hospital conta com uma equipe médico-assistencial especializada, capacitada para garantir um atendimento personalizado e multidisciplinar.
Outro diferencial é a expansão do atendimento da UTI Neonatal do Mater Dei Santo Agostinho. O Serviço de Pediatria ficou concentrado no Mater Dei Contorno, com Pronto-atendimento Pediátrico, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica – UTIP e Internação Pediátrica.