A boa notícia chegou para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), professora Denise Fecchio. Foi no dia 19 de janeiro que o comunicado da Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP) chegou informando que o Programa da Instituição foi credenciado para receber um prêmio destinado as instituições de ensino superior que são mais bem avaliadas pela Associação. A láurea será entre nos dias 7 e 8 de março na Universidade de Sevilha, na Espanha.
Entre os dias 22 e 24 de junho de 2015, o Programa de Pós-Graduação em Patologia da FMB recebeu dois avaliadores da AUIP que cumpriram uma agenda de reuniões com a direção da Unesp e da FMB, além de alunos, professores, coordenadores e pessoas envolvidas com o Programa, com a finalidade de conhecer seu funcionamento. David Aguilar Peña (Departamento de Anatomía Patológica e Historia de la Ciencia, Facultad de Medicina de Granada) e Rogelio Hernández Pando (Departamento de Patologia, do Instituto Nacional de Ciencias Medicas y Nutrición “SALVADOR ZUBIRAN”) foram os responsáveis pela realização do processo de avaliação pelo qual o Programa foi submetido.
Segundo os avaliadores, o Programa de Pós-Graduação em Patologia foi considerado “um programa muito bom, com exemplos de boas práticas, com alta demanda e com elevado grau de satisfação entre os alunos e egressos”.
Segundo a professora Denise Fecchio, atual coordenadora do Programa, a obtenção desse prêmio de qualidade é decorrente da seriedade e competência do corpo docente e do envolvimento e comprometimento dos pós-graduandos. “Também temos que destacar o inestimável trabalho da senhora Vânia Soler na secretaria do Programa, que contribui com a fluidez na resolução de problemas burocráticos, entre outros”, ressalta.
Em 2015 apenas dois Programas de Pós-Graduação da Unesp receberam avaliadores externos e foram premiados pela AUIP. Ambos pertencem a FMB (Patologia e Saúde Coletiva).
Critérios de avaliação
A AUIP analisa uma série de itens dos Programas para apresentar a pontuação. É levado em consideração os processos de admissão e experiência dos estudantes, a formação, experiência, dedicação e produção intelectual dos docentes, a organização e recursos da gestão, o perfil e desempenho dos egressos, entre outros. O processo de avaliação é realizado por meio da pontuação recebida em cada quesito. A pontuação distribuída nos seguintes estratos confere: pontuação superior a 60 (em 100) – Certificado ao Mérito; pontuação superior a 75 – Menção de Honra; acima de 91 pontos ao máximo de 100 – Prêmio AUIP para a Qualidade.