A Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (SP) e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) assinaram, nesta quarta-feira (24), termo de cooperação técnica para a realização de Projeto de Eficiência Energética no qual serão substituídas 16.042 de lâmpadas fluorescentes por LEDs no complexo hospitalar da Fundação, o maior da região Noroeste do Estado de São Paulo.
A troca de lâmpadas resultará em benefícios para o meio ambiente e irá gerar economia de energia e financeira para a Fundação, revertendo em benefícios para a instituição e para os mais de dois milhões de habitantes dos 102 municípios atendidos por ela. “Esta é uma das ações que nossa fundação desenvolve em parceria com a CPFL para a redução nos gastos com energia e, consequentemente, maior eficiência operacional de nosso complexo. Esta economia importante de energia beneficiará não só o complexo Funfarme e seus mais de 4.000 colaboradores, como também o meio ambiente e a população. A Fundação preza pela sustentabilidade e trabalha para isto em várias outras ações”, afirma o diretor executivo da fundação, Dr. Horácio José Ramalho.
A CPFL vai investir R$ 1 milhão no Projeto, que já está sendo implementado no Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade, Ambulatório Geral de Especialidades e Hemocentro. “A previsão é de, com a troca das lâmpadas, reduziremos em cerca de 841 mil megawatts/hora (MWh) o consumo de energia por ano, uma economia de 5.65% do consumo total da fundação”, disse o engenheiro eletricista da Funfarme, Abílio Martins. Estes 841 MWh são suficientes para abastecer cerca de 350 residências com consumo mensal de 200 KWh (quilowatts/hora) durante 12 meses.
A substituição das 16 mil lâmpadas deve ser concluída em dois meses e vai proporcionar à Funfarme economia anual de 478 mil reais. “Este quase meio milhão de reais anuais são importantíssimos para a fundação. Direcionaremos este valor para investimentos na assistência aos nossos pacientes, como aquisição e manutenção de equipamentos ou obras em todo o complexo”, afirmou Dr. Jorge Fares, diretor administrativo do Hospital de Base.
As lâmpadas fluorescentes foram um avanço importante em relação às incandescentes, mas não se equiparam à tecnologia LED. A lâmpada de LED tem potência de 18 watts, menos da metade do modelo fluorescente (40 watts), e ainda produz a mesma luminosidade.
Para realizar o Projeto de Eficiência Energética, a Funfarme abriu suas portas para os engenheiros e técnicos da CPFL Paulista realizarem diagnóstico energético criterioso das instalações do complexo hospitalar. “Para promover o consumo inteligente e eficiente de energia elétrica, desenvolvemos projetos e obras de eficiência energética como este na Funfarme. Pela importância do complexo hospitalar para Rio Preto e região, temos certeza de que esta parceria ajudará a disseminar a cultura do consumo racional no Noroeste Paulista”, afirmou o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Júnior.
Na manhã de quarta-feira (24), a sala de laudos de mamografia foi um dos locais que receberam as novas lâmpadas de LED. Tão logo foram instaladas, o médico residente da radiologia Humberto Ferreira percebeu a mudança na luminosidade. “O ambiente está ainda mais iluminado, o que beneficia nossa visão. E soube que as lâmpadas são mais econômicas, o que é muito bom para o hospital.”