A coleta móvel do Hemorio (RJ) pela campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue superou as expectativas e mobilizou 1.493 pessoas, na Cinelândia, entre os dias 25 e 27 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). Além disso, na sede do Hemorio, desde o dia 23, 1.656 voluntários compareceram. No total, já foram coletadas 2.246 bolsas de sangue durante a campanha. No entanto, as doações de sangue são esperadas durante todo o ano nos hemocentros.
“Com as bolsas de sangue coletadas poderão ser salvas cerca de 8.984 vidas. Este resultado é mais do que um número positivo, é a confirmação de que a solidariedade e o compromisso com o outro está sendo praticado por várias pessoas. A doação de sangue é gratuita, voluntária, mas é um dos atos de cidadania mais nobres e valiosos”, afirma o Diretor Geral do Hemorio, Luiz Amorim.
A mobilização também teve destaque nas redes sociais. A hashtag #VemDoar foi mencionada ao menos 2.300 vezes no Twitter desde o início da campanha. Já no Instagram foram 1.700 fotos publicadas utilizando a tag. Além disso, os doadores puderam publicar no aplicativo Hemopics suas fotos de adesão à campanha, com um filtro indicando o nível do estoque de sangue do Hemorio.
“Tornar a doação de sangue um hábito é essencial para que cada vez mais vidas sejam salvas. Agradecemos a todos os voluntários que compareceram, aos parceiros que contribuíram para a realização da campanha, em nome de todos os pacientes que receberão as transfusões de sangue”, declarou o Secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.
A campanha promovida na Semana Nacional do Doador aumenta os estoques do Hemorio em um período importante: o fim do ano, quando observa-se uma redução do número de doadores próximo as festividades, justo no período em que há uma demanda maior de reposição sanguínea.
Seja por demanda espontânea ou para a reposição direcionada a algum paciente, o fator mais importante é o desejo de salvar vidas. Durante todo o ano, o Hemorio conta com a presença de muitos doadores de sangue, o que é essencial para o abastecimento de sangue e derivados de cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A Campanha da Semana Nacional do Doador acontece com a contribuição de parceiros importantes: Rádio Bandnews FM, MPB FM, Instituto Masan, CCR Barcas, Metrô Rio, SuperVia, Fetranspor, Disque-Denúncia, Polícia Militar, Cedae e Confraria do Garoto.
Informações ao doador - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser obtida através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio de Janeiro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídos pelo Estado.