O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Francisco Costa participaram, na noite de quarta-feira (2), em Parnaíba (PI), da aula magna da primeira turma do curso de medicina do Instituto Superior do Vale do Parnaíba (Fahesp/Ievasp). No auxílio da formação dos estudantes, eles terão o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), como hospital escola.
Na ocasião, o governador lembrou que, “em breve, no município de Picos também teremos a oportunidade de ver a mesma alegria dos pais e alunos com mais um curso de medicina no nosso estado. Acredito que daqui a seis anos, quando tivermos esses jovens transformados em profissionais médicos para atuar no Piauí a gente vai ver que isso faz a diferença, por isso, estamos empenhados em formar profissionais brasileiros para atender as nossas necessidades e é isso que estou vendo aqui”.
Costa ressaltou que “mais acadêmicos circulando desde as unidades básicas de saúde aos hospitais de urgência ajuda o processo de humanização do atendimento ao passo que o acadêmico aprende, tendo um contato mais próximo com a população. Assim todos ganham, tanto a academia quanto os serviços de saúde pública”.
“Acredito que todos esses cursos de medicina, tanto da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e IEVASP, vão favorecer uma melhoria na qualidade da saúde pública e também favorecer a formação de novos campos de especialidades dada a possibilidade dessas instituições lá no futuro apresentarem possibilidades de residência medica no nosso município”, disse o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto.
Em oportunidade, o secretário Francisco Costa falou sobre as melhorias estruturais para o HEDA. “Nessa região estamos avançando com a construção de um Centro de Parto Normal (CPN), como também estamos na conclusão para as novas instalações da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estabelecimento”, disse Costa.
Outra proposta para o município é a instalação da Casa da Gestante “para que tenhamos essa referência para mulheres que não evoluem em trabalho de parto, que precisam de atenção para funcionar como ponto de apoio para que tenham um acompanhamento especializado”, declarou.
O gestor também lembrou da portaria lançada pelo Ministério da Saúde que habilita “o primeiro serviço de oncologia que sai da capital Teresina e vem para o interior do estado. Aqui em Parnaíba vamos ter uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), os serviços devem ter início ainda no mês de março. Estamos fazendo só a relação em referência na radioterapia que será feita no hospital São Marcos”.