Entrando no quinto ano de atuação em solo indiano, a brasileira Fanem, em 2016, está dando um passo à frente em sua operação no país, visando aumentar sua participação no mercado. Para conduzir esta nova etapa, Karin Schmidt Rodrigues Massaro, presidente do Conselho assume a coordenação da unidade industrial de Bangalore, na Índia. A Fanem, multinacional que fabrica produtos nas áreas de neonatologia e de laboratórios, foi a primeira empresa brasileira de equipamentos médicos a montar uma unidade industrial no país e vem conquistando gradativamente este mercado, vencendo players internacionais em concorrências.
Entre os principais desafios nesta nova fase, estão a adequação de produtos da Fanem a algumas características requeridas pelo mercado local, assim como a identificação de fornecedores alinhados ao reconhecido padrão internacional de qualidade dos produtos da empresa brasileira. Outro objetivo estratégico é ampliar a rede de distribuição para alcançar maior presença geográfica na Índia, o oitavo país do mundo em extensão territorial.
“Estamos avançando muito bem, a Índia é receptiva aos nossos equipamentos, sobretudo porque está comprometida com a redução da mortalidade infantil. Nossa fábrica recebeu recentemente certificação de boas práticas, essencial para continuarmos este projeto. Agora vamos trabalhar fortemente para obter certificações locais para cada um dos oito produtos que compõem o nosso atual portfólio no país”, explica Dra. Karin.
Karin Schmidt Rodrigues Massaro é sócia-diretora da Fanem e Presidente do Conselho, tendo ocupado por quatro anos a diretoria científica. Formada em Medicina é mestre e doutora pela USP em hematologia e moléstias infecciosas e coordenadora do serviço de hematologia do Hospital Santa Catarina, em São Paulo (SP).