A Faculdade Santa Marcelina (FASM), de São paulo (SP), abriu as inscrições para o vestibular do segundo semestre de 2016 do curso de graduação em Medicina. Ao todo são 50 vagas, disponibilizadas na unidade Itaquera. Para participar do processo, o candidato deve pagar a taxa de R$ 360,00, por boleto bancário, gerado automaticamente após a conclusão da inscrição.
As inscrições serão realizadas exclusivamente no portal da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até o dia 25 de maio.
O processo seletivo será realizado em fase única, com aplicação de duas provas (I e II), no dia 18 de junho, das 9h às 13h (prova I); e das 15h às 18h (prova II).
As questões da prova I serão discursivas, acompanhadas obrigatoriamente por uma redação. As questões da prova II serão no formato de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sendo que apenas uma resposta será a correta.
Outras informações estão descritas no link do edital: www.vunesp.com.br/viewer/visualiza.html?file=/fstm1601/FSTM1601_306_035411.pdf
Curso
O curso de Medicina da FASM tem como principal objetivo formar médicos generalistas humanizados, atualizados, globalizados e conhecedores das melhores evidências científicas.
Tem sua formação alicerçada nos valores das Instituições Santa Marcelina, que têm o respeito ao próximo, a hospitalidade, alta performance e o aprendizado crítico como características indispensáveis à formação profissional e humana.
O curso tem uma estrutura curricular modular, semestral, que abrange as disciplinas formais necessárias à completa formação médica, acrescidas de inovações curriculares com enfoque na Gestão em Saúde, Introdução à Pesquisa Científica e Medicina Baseada em Evidência.
O aluno tem, desde o primeiro semestre, contato com a comunidade na qual a FASM está inserida, por meio da disciplina Medicina de Família e Comunidade. Participam de maneira ativa dos programas de prevenção e promoção a saúde em situações de maior incidência e prevalência, como diabetes, hipertensão arterial sistêmica e obesidade, despertando a curiosidade na busca de resoluções para os “problemas” encontrados.
O curso utiliza o modelo híbrido, com momentos tradicionais associados à problematização, situação na qual se busca trazer fatos do dia-a-dia que possam ser resolvidos com conteúdos apresentados em sala, de modo a fazer o aluno perceber a importância de conhecê-lo e propor soluções a partir do conhecimento adquirido.
Diferenciais
– Origem baseada na percepção da comunidade de médicos e docentes da instituição, que ao longo do tempo evidenciaram a necessidade de proporcionar formação com visão holística do paciente, voltada à prevenção e promoção da saúde
– Curso aprovado com nota máxima pelo MEC
– Corpo docente da-Instituição, em sua maioria mestres e doutores, com ampla experiência em docência, preceptoria e pesquisa
– Campo de treinamento no maior hospital geral da Zona Leste da Cidade de São Paulo, Hospital Santa Marcelina, capacitado com 720 leitos para assistir uma população estimada em 2.500.000 habitantes, nas diversas especialidades médicas e 45 programas de residência médica e aperfeiçoamento profissional
– Um dos maiores Programas de Saúde da Família do Brasil
– Estrutura de ensino com laboratórios e salas de aula equipados
– Modelo de ensino atualizado, baseado em princípios de Metodologia Ativa num sistema híbrido de aprendizagem
– Atuação em atividades de extensão com enfoque multiprofissional e contato precoce do aluno com a comunidade e ao longo de toda a sua formação