Para ampliar o acesso no Brasil a testes de sequenciamento genético utilizando tecnologia de segunda geração, o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo (SP), firmou uma parceria com o laboratório Genomika Diagnósticos. A escolha fez parte de iniciativa do Einstein que, em seu primeiro ano, analisou centenas de startups da área de saúde para criar parcerias, visando a melhoria da assistência à saúde no país.
A Genomika, com sede em Recife (PE), foi escolhida por desenvolver tecnologias de ponta para a realização de exames genéticos com foco no diagnóstico clínico. A parceria tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento do know-how brasileiro e desenvolver tecnologia de ponta na área de diagnóstico genético, equiparando-o aos melhores centros internacionais.
Com a parceria, a Genomika passa a ter acesso a vários fóruns da comunidade médica do Einstein para disseminar o conhecimento, a aplicação e a ampliação do portfólio de testes genéticos. O conselho técnico-científico e de qualidade do laboratório terá a participação do Einstein nas decisões de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, assim como na melhoria constante dos seus processos internos.
“Desde que o nosso laboratório entrou em operação há dois anos, buscamos inovar e elevar o padrão de qualidade dos testes genéticos por meio das técnicas mais avançadas de diagnóstico. Ser um parceiro do Einstein é um privilégio e uma grande conquista para a nossa história, que está se iniciando”, afirma João Bosco Oliveira Filho, diretor-executivo presidente, responsável técnico e cofundador da Genomika.
Segundo Claudio Lottenberg, presidente do Einstein, “o Einstein sempre apoiou iniciativas inovadoras e por esse motivo, abre suas portas para o diálogo com startups da área de saúde, provendo aconselhamento e orientação, assim como acesso ao seu conhecimento científico e tecnológico. Estamos muito contentes em apoiar a Genomika, uma empresa jovem, com grande potencial criativo e inovador, seriedade e compromisso com a qualidade”.