A vida moderna e conectada traz muitas vantagens para o cotidiano dos usuários de ferramentas tecnológicas, com inúmeras facilidades ao alcance dos dedos, direto no smartphone. Nos últimos anos, a preocupação com a criação de plataformas relacionadas a soluções de saúde tem crescido e cada vez mais a tecnologia funciona como aliada no combate a doenças. Quem faz a afirmação é o médico alergista Diener Frozi, responsável pelo projeto Viva Sem Alergia, em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense.
O especialista elenca três aplicativos que podem ser usados para ajudar a evitar reações alérgicas. O primeiro deles é o ‘Alergia a Medicamentos’, que mostra que remédios ou substâncias podem ser prejudiciais ao paciente, levando em consideração o princípio ativo presente em cada medicamento. Em segundos, o app encontra farmacêuticos similares. “É muito prático ter algo assim no celular, pois são muitos nomes comerciais diferentes, é muito simples confundir. A ideia é que a pessoa tenha sempre ao seu alcance uma lista confiável em que possa se basear”, orienta Frozi.
Com o mesmo propósito, a Danone criou o ‘Alergia Alimentar’, desenvolvido para o acompanhamento de crianças. O aplicativo conta com gráfico para curva de crescimento, diário de sintomas e lista de ingredientes alérgenos. “É outra ferramenta muito interessante para facilitar o dia a dia dos pacientes e, nesse caso, também dos pais. Por contar com essa opção de consulta a alimentos permitidos ou não e também pela função de registrar a evolução do filho diante de crises, o app reforça e complementa as instruções dadas no consultório”, explica o médico.
Criada em 2011 pela European Task Force on Atopic Dermatitis, a ferramenta PO-SCORAD visa ajudar os pacientes a realizarem autoavaliações da dermatite atópica, a inflamação crônica na pele. Com a plataforma, com versões para peles brancas, asiáticas e negras, é possível identificar o nível de severidade da irritação a partir de uma pontuação tabelada. “O nome vem do termo Patient Oriented SCORAD e funciona como uma avaliação da gravidade do eczema, realizada pelo próprio paciente, a partir das indicações do médico. Além disso, pode ser usado para gerar registros fotográficos das lesões nos intervalos entre as consultas”, endossa o Doutor Frozi.
Viva Sem Alergia
O projeto social Viva Sem Alergia atende pacientes da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com objetivo de tratamento, controle e prevenção de alergias e doenças imunológicas. Na unidade de saúde localizada em Duque de Caxias, os pacientes realizam exames gratuitamente, como o teste cutâneo para detectar os alérgenos aos quais são mais suscetíveis. Em caso de diagnóstico confirmado de asma, o tratamento é iniciado com kits alérgicos com broncodilatadores em forma de sprays inalatórios, as conhecidas “bombinhas”, distribuídas sem custo. A oferta é possível graças a parcerias com instituições como a Cruz Vermelha de São Gonçalo.
Informações
Endereço: Rua Conde de Porto Alegre, nº 119, Edifício Uba – 8º andar – Jardim Vinte e Cinco de Agosto – Duque de Caxias (RJ)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h; sábados, das 8h às 12h.
Agendamento de consultas: (21) 3848-5389