O Hospital Geral de Palmas (TO), por meio do Serviço de Controle de Infecção (SCIH), está realizando a Campanha de Higienização das Mãos e levando informações a servidores, pacientes e acompanhantes. Durante as abordagens a equipe da SCIH tem mostrado que o hábito de higienização correto, além de prevenir, também reduz infecções, promovendo mais segurança aos pacientes e aos próprios servidores.
De forma divertida os acadêmicos de Enfermagem e a Liga do Riso da Universidade Federal do Tocantins (UFT) encenaram a ‘Ação das Bactérias’ nos corredores, refeitório e diversos setores da unidade. Durante as apresentações, o grupo arrancou risadas dos servidores, entregou panfletos informativos sobre o assunto e ofertou abraços coletivos.
A supervisora de enfermagem do Pronto Socorro do HGP, enfermeira Babbie Sousa, reforçou que a Campanha de Higienização das Mãos é necessária para sensibilizar sobre a segurança do ambiente de trabalho. “No hospital são realizadas ações que ressaltam os cuidados, benefícios e a maneira correta da lavagem das mãos, intensificando assim as medidas de prevenção e segurança a saúde do colaborador e do paciente”, acrescenta.
Para a acompanhante Maria da Luz, a iniciativa é muita muito boa. “A higienização é a principal aliada para a nossa saúde e dos pacientes também”, explica.
O interno de medicina João Vitor falou que a ação é interessante, principalmente porque ele chegou essa semana ao hospital e está podendo participar deste momento. “Infelizmente existem aquelas pessoas que não se atentam para higienização das mãos e é importante esse envolvimento dos acadêmicos que estão aqui dentro da unidade”, complementa.
Nesta quinta-feira (5) foi lembrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, foram colocados em lugares estratégicos do HGP adesivos alertando para a importância da higienização. Outra ação foi a continuação da sensibilização dos servidores nos postos de enfermagem da internação.