O case ‘Humanização e Espiritualidade alinhadas às estratégias do negócio’ do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre (RS), foi um dos agraciados com o Prêmio ESARH 2016 na modalidade Gestão de Pessoas. Considerado uma das mais importantes distinções sul-americanas da área de RH, o prêmio contempla cases nacionais e internacionais nas categorias de Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Valorização da Convivência. A premiação ocorrerá no dia 17 de maio, durante o 40º Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos – ESARH 2016, em Gramado.
O programa do Hospital Mãe de Deus foi apresentado como uma metodologia inovadora, promovendo uma nova atitude de relacionamento, respaldada por um posicionamento estratégico direcionado à sustentabilidade do negócio, com método e avaliação sistemática. Trazendo na sua origem valores que vêm do fundador e cofundadores da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas – entidade mantenedora do hospital, o Programa de Humanização e Espiritualidade demonstra estar alinhado às estratégias e aos objetivos institucionais.
Além dos resultados evidenciados, todos os agentes envolvidos, funcionários, clientes e comunidade sentem-se satisfeitos e com um sentimento positivo em relação aos impactos da Humanização e Espiritualidade no seu dia a dia na instituição. “Estamos evoluindo para um cenário em que o diferencial competitivo não será somente a tecnologia, mas também o conhecimento, as habilidades técnicas e a forma como nos relacionamos com as pessoas”, avalia o Gerente de Recursos Humanos, Guilherme Machado.
Para que o cliente pudesse perceber esta atitude diferenciada, foi necessário desenvolver a competência essencial de humanização e espiritualidade a partir do público interno, bem como adotar metodologias que dessem sustentação a todas ações realizadas. “A certeza que temos após um ciclo tão importante do Programa de Humanização e Espiritualidade é de que a arte da Gestão de Pessoas está na capacidade de aplicar conceitos e práticas, no cotidiano da vida das pessoas e em prol do bem comum”, afirma a Presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Irmã Lucia Boniatti.