Apenas seis mulheres de todo o mundo foram reconhecidas em uma publicação internacional pelo seu trabalho na luta contra o câncer. Entre elas, a Chefe do Serviço Médico de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), Maira Caleffi. O objetivo do ranking realizado pela Roche Internacional, uma das maiores e mais reconhecidas empresas de biotecnologia do mundo, é destacar o papel das mulheres como agentes de mudança na oncologia.
Segundo pesquisa divulgada no relatório, a Agência Internacional de Investigação do Câncer prevê um aumento substancial de novos casos da doença até 2025. O câncer de mama é o mais comum em mulheres, respondendo por um em cada quatro casos e é o segundo no ranking mundial.
Maira Caleffi, coordenadora do Núcleo Mama Moinhos, presidente Voluntária do Imama RS e Femama, está entre o seleto grupo de homenageadas. “Estou muito honrada em receber esse reconhecimento pelo meu trabalho dedicado às mulheres brasileiras. Aprendi a desafiar o não e gosto que me convençam que estou errada, assim eu aprendo sempre”, comemora.
A médica junto com seus parceiros de advocacy realizou um intenso trabalho que resultou na Lei dos 60 dias, que garante aos pacientes de câncer o direito de iniciarem o tratamento da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, dois meses após o diagnóstico. Reconhecida liderança no envolvimento com políticas públicas, recebeu um prêmio na Casa Branca (Washington) pela criação do colar de bolas (que representam a evolução de um tumor nas mamas) contribuindo para sua projeção internacional. Atualmente, a mastologista compõe o Conselho de Diretores da União Internacional de Controle do Câncer (UICC), em Genebra.
Na publicação, foram apresentados os perfis destas mulheres que estão fazendo contribuições notáveis ao combate ao câncer. Confira quem foram as demais homenageadas:
· Dra. Mary Gospodarowicz: Ex-presidente da Union for International Cancer Control (UICC) e Diretora Clínica do the Princess Margaret Cancer Centre na University Health Network em Toronto;
· Jana Pelouchova: Paciente de leucemia mieloide crônica (LMC), Fundadora da Diagnoza leukemie, z.s. e Cofundadora da CML Advocates Network, Presidente da Leukemia Patient Advocates Foundation e Secretária da European Cancer Patient Coalition;
· Dra. Luzia Travado: Chefe da Unidade de Psico-oncologia, Champalimaud Clinical Centre, Champalimaud Foundation, Lisboa, Portugal;
· Tasha Westerman: Sobrevivente por duas vezes do câncer de mama, cuidadora e voluntária;
· Professora Julia Downing: Enfermeira de Cuidados Paliativos, educadora e pesquisadora.