Nesta quarta-feira (15), das 9h às 12h e das 14h às 17h, o Hospital Anchieta, de Brasília (DF), realiza a Feira “Saúde no Inverno”, no Hall do Pronto-Socorro da instituição. Dermatologistas, otorrinolaringologistas, pediatras e fisioterapeutas oferecerão orientações gratuitas à comunidade sobre problemas que tem grande incidência durante o período frio, como alergias de pele, rinites, sinusites, dor de ouvido, e terapias que auxiliam no tratamento de alguns desses casos.
Em Brasília, o mês de junho marca a mudança de clima na cidade. De acordo com a otorrinolaringologista Larissa Vilela, do Hospital Anchieta, no período frio e seco aumentam os casos de gripes, resfriados, infecções bacterianas e o índice de contágio de outras doenças respiratórias. “O tempo frio acaba que coincide com algumas fases cíclicas dos vírus e também aumenta as irritações das vias aéreas”, alerta.
Quando a temperatura e a umidade caem é bastante comum que as pessoas usem descongestionante no nariz, mas, segundo a especialista, o ato não é o mais recomendado. “Principalmente na seca de Brasília, o ideal é lavarem o nariz com soro fisiológico puro, tornando a mucosa um ambiente mais umidificado. Não recomendamos que usem remédios para lavagem, pois estas composições, se usadas por muito tempo, fazem mal”, explica a médica.
Para evitar a disseminação de vírus ou bactérias, alguns cuidados são importantes. Ao tossir e espirrar, a pessoa deve posicionar a boca no antebraço, além da correta higienização das mãos. Isso previne e reduz infecções.
O evento é uma ação de responsabilidade social, que visa à aproximação dos profissionais de saúde do complexo médico-hospitalar com a comunidade local e o consequente incentivo da adoção de um estilo de vida que priorize a longevidade.