Com objetivo de manter a busca pela inovação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), o Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) recebeu, na tarde da última sexta-feira (10), alunos do sexto ano para realizar testes em um simulador de atendimento clínico. Toda atividade foi supervisionada pelo professor Edson Luiz Fávero Júnior, do Departamento de Clínica Médica da Instituição, que faz parte da equipe médica que estuda a aplicabilidade pedagógica deste e outros recursos de apoio ao ensino em saúde.
Nesta ocasião, o programa analisado foi o simulador 3D “Body Interact“, uma ferramenta digital que permite a realização de atendimentos clínicos em “pacientes virtuais”. A partir das informações recebidas, a equipe de alunos pode selecionar alternativas de atendimento e observar a evolução clínica de diversos personagens virtuais com graves problemas de saúde.
A atividade ocorreu no Laboratório de Práticas e Inovações em Saúde (LaPIS), localizado no NEAD.TIS e destinado a receber professores e alunos em atividades de treinamento personalizado. Nele é possível utilizar, mediante reserva, SmartTV, tablets, máquinas fotográficas, câmeras que filmam em primeira pessoa, projetor interativo e uma série de softwares que podem ser usados, na prática docente, pelos profissionais da FMB.