O Mater Dei Contorno, de Belo Horizonte (MG), é o primeiro hospital de Minas Gerais a receber a Acreditação Joint Commission International – JCI e está entre os 29 hospitais do Brasil com esta certificação internacional. Os auditores brasileiros e americanos avaliaram desde a entrada do paciente no hospital até a alta, a conformidade das práticas hospitalares, focando na segurança assistencial do paciente e na segurança do ambiente físico. A validade da acreditação é de três anos, com permanente monitoramento. O processo que começou a ser planejado desde a concepção do Mater Dei Contorno e foi finalizado em maio deste ano, envolveu as áreas assistencial, operacional e administrativa, enfermagem e corpo clínico em treinamentos e capacitações. O hospital passou por avaliações diagnóstica e educativa simulada até a auditoria definitiva, e foi avaliado em 1156 requisitos, distribuídos em 14 categorias:
1) Metas Internacionais de Segurança do Paciente
2) Acesso a cuidados e continuidade dos cuidados
3) Direitos dos pacientes e familiares
4) Avaliação dos pacientes
5) Cuidados dos pacientes
6) Anestesia e Cuidados Cirúrgicos
7) Gerenciamento e uso de medicamentos
8) Educação de pacientes e familiares
9) Melhoria da qualidade e segurança do paciente
10) Prevenção e controle de infecções
11) Governança, liderança e direção
12) Gerenciamento e segurança da instalação
13) Educação e Qualificações profissionais
14) Gerenciamento de informações
“É um orgulho porque o trabalho envolveu toda a Rede, colaboradores e gestores do Mater Dei Contorno e também do Mater Dei Santo Agostinho. Num resultado que coroou o esforço e a consistência na preparação do hospital, tivemos zero não-conformidades (NC). A acreditação reafirma ainda mais nosso compromisso com a qualidade pela vida. O grande diferencial do Mater Dei é o compromisso das pessoas que aqui atuam. Elas são as grandes responsáveis pelo atendimento diferenciado, humanizado e personalizado aos nossos clientes”, afirma o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador.
“Para nós é motivo de muita satisfação alcançar a acreditação JCI, que avalia os melhores hospitais do mundo. A aprovação dos nossos processos assistenciais confirma a nossa linha de atuação de ter sempre o paciente no centro do cuidado. O sentimento é que estamos cumprindo a nossa missão de oferecer atendimento em saúde com acolhimento, qualidade e segurança e correspondendo às expectativas dos nossos clientes. Parabéns a todas as equipes” finaliza a vice-presidente operacional, assistencial e diretora clínica da Rede Mater de Saúde, Márcia Salvador.