Quantcast
Channel: HOSPITAIS BRASIL
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620

Famerp/Funfarme inicia testes finais em humanos da primeira vacina contra dengue

$
0
0
Governador Geraldo Alckmin

Governador Geraldo Alckmin

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado da Saúde, David Uip, estiveram na quinta-feira (23) em São José do Rio Preto (SP) para acompanharem o início dos testes finais em humanos da primeira vacina brasileira da dengue. Os ensaios clínicos em Rio Preto serão conduzidos pela Famerp/Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto), com o apoio da Secretaria de Saúde do município.

“A comunidade da Famerp /Funfarme está muito feliz por desempenhar papel tão importante deste estudo que beneficiará não só a população brasileira, mas a de países onde há a dengue. É mais uma demonstração do reconhecimento por parte do governo do Estado e da sociedade em relação à eficiência e a seriedade com que nossa instituição conduz pesquisas e oferece saúde à população”, declarou o diretor-executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho.

Diretor do Instituto Butatan, Dr. Jorge Kalil

Diretor do Instituto Butatan, Dr. Jorge Kalil

Dr. Dulcimar Donizeti de Souza, diretor geral da Famerp, explica que a faculdade foi convidada a participar dos testes por conta da expertise na área de dengue. “Esse estudo fortalece a atuação da faculdade em pesquisas importantes e reconhecidas nacionalmente. Para nós, é muito importante fazer parte de um estudo histórico como esse”, finaliza.

Para Dr. Mauricio Lacerda Nogueira, chefe do Laboratório de Virologia da Famerp e pesquisador principal do estudo em Rio Preto, conduzi-lo “será uma grande oportunidade de crescimento científico para a faculdade”.

A primeira vacina brasileira da dengue foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, cujo diretor, Dr. Jorge Kalil, também esteve presente à cerimônia em Rio Preto.

Cerca de 1.200 rio-pretenses devem participar do estudo, que integra a terceira e última etapa antes de a vacina ser submetida à aprovação da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que possa ser produzida em larga escala pelo Butatan e disponibilizada para campanhas de imunização em massa na rede pública de saúde em todo o Brasil.

A Famerp Funfarme é a segunda de 14 instituições brasileiras credenciadas pelo Butatan para iniciar os estudos da terceira e última fase de testes, que envolverão 17 mil pessoas, em 13 cidades, nas cinco regiões do país. A primeira instituição foi o Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

São convidadas a participar do estudo pessoas saudáveis, que já tiveram ou não a doença em algum momento da vida e que se enquadrem em três faixas etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos. Os participantes serão acompanhados por uma equipe médica pelo período de cinco anos para verificar a duração da proteção oferecida pela vacina.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620