Saber colocar-se no lugar do outro para reconhecer-se, reconhecer o outro e, assim, qualificar as relações com os pacientes. Foi este o objetivo dos treinamentos realizados pela Arte Despertar nos últimos dias 20 e 21 de junho no Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) de São Paulo (SP). A formação, que contou com 25 colaboradores da equipe SOS do Pronto Atendimento, trabalhou aspectos relacionados ao respeito e à empatia.
Durante os dois dias, os colaboradores participaram de dinâmicas, cujo objetivo era provocar reflexões sobre situações vividas no hospital para que consigam contorná-las de maneira efetiva no dia a dia. “A demanda de trabalho é muito grande e cansativa, o que exige reunirmos periodicamente os nossos profissionais e buscar meios dessas ações seguirem fazendo efeito no dia a dia”, pontuou Ana Maria Fernandes Ambrogi, assistente técnica do Núcleo de Humanização do Hospital das Clínicas.
Em funções estratégicas como a desempenhada pela equipe do SOS no Pronto Atendimento, que encaminha pacientes para enfermeiros e médicos na sua chegada ao hospital, é ainda mais necessário desenvolver atitudes empáticas e aprimorar o atendimento.
É o que procura fazer Camila Teixeira, que atua há sete anos nessa função e que passou pelo seu terceiro treinamento realizado pela Arte Despertar. “Sempre saio dessas atividades refletindo sobre como posso melhorar meu desempenho e pensando de qual maneira, mesmo em meio às cobranças diárias, posso olhar o próximo e me colocar no lugar dele”, afirmou.
Para a sua colega Carina de Moraes, que também atua no Pronto Atendimento do hospital, o treinamento tem ainda o importante papel de fazer com que cada um conheça mais a fundo os demais componentes da equipe e fortaleça entre eles uma relação de confiança e respeito. “Nem sempre conhecemos particularidade um do outro, justamente pela correria do PS. Isso ajuda a estreitar laços, além de fortalecer e criar vínculos importantes entre nós”, analisou.