A Famerp/Funfarme deu início, na manhã de quinta-feira (22) ao seu 3º Congresso Internacional de Cirurgia Geral, já considerado um dos maiores eventos científicos do Brasil desta ampla área médica. Reflexo deste prestígio são os cerca de 600 médicos e estudantes de medicina de 18 Estados brasileiros que já se inscreveram para discutirem, até sábado (24) as últimas novidades em técnicas e tratamentos nas várias subespecialidades da cirurgia.
Realizado pela Famerp/Funfarme, com a parceria do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), o Congresso acontece na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto (SP), onde estão também em exposição 95 trabalhos científicos de médicos e alunos de instituições de todas as regiões do país.
Embora a “Era Digital” ofereça aos profissionais e estudantes a facilidade de acessar informações e disseminá-las, o diretor-executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, salientou, em seu discurso na abertura do Congresso, que eventos científicos como este não perdem sua relevância. “O Congresso proporciona a oportunidade de centenas de pessoas poderem compartilhar o seu conhecimento e experiências, não só acadêmicas e profissionais, mas também de vida”, declarou Dr. Horácio.
O diretor-geral da Famerp, Dr. Dulcimar Donizete de Souza, fez questão de ressaltar o importante momento por que passa a Faculdade de Medicina de Rio Preto e o seu complexo hospitalar de ensino. “Num momento em que o país enfrenta grave crise, repercutindo em praticamente todos os setores e levando faculdade a fecharem ou passarem por dificuldades, a Famerp/Funfarme vêm crescendo bastante nos últimos anos, resultado da perfeita sinergia entre as instituições”, disse o diretor-geral.
Após dar boas-vidas aos participantes, o presidente do Congresso, Dr. Renato Silva, destacou que o formato do evento, constituído de miniconferências, com posterior discussão dos casos apresentados, estimula o debate. “Não há maneira melhor de trocar conhecimento e interagir todos do que com a discussão de casos”, afirmou Dr. Renato, chefe do Serviço de Transplante de Fígado do Hospital de Base.
Para a abertura do Congresso, a Famerp/Funfarme trouxe, como convidado internacional, o cirurgião brasileiro Rodrigo Vianna, um dos maiores especialistas do mundo em transplante de intestino/multivisceral. Diretor do Serviço de Transplantes do Jackson Memorial Hospital, da Universidade de Miami. Vianna, Dr. Rodrigo proferiu a palestra de abertura, na qual falou sobre sua experiência de vida e os resultados significativos obtidos por sua equipe no campo do transplante de intestino/multivisceral.
Mais informações e a programação completa do Congresso no site: cenacon.com.br/eventos/2016/cirurgia-geral