O Hospital Esperança Recife (PE) está modernizando o bloco cirúrgico principal, com a instalação de salas inteligentes. Elas aliam as mais avançadas tecnologias disponíveis para a visualização e edição de imagens de cirurgias complexas, proporcionando à equipe cirúrgica maior segurança e agilidade na realização dos procedimentos. As cirurgias na sala inteligente começaram no final de setembro. A previsão é que em 2017 todas as oito salas do bloco principal sejam inteligentes.
Na sala inteligente, o profissional experimenta total controle da atividade cirúrgica, contando com luminosidade ideal (em LED), visão constante dos sinais vitais do paciente em telas planas de LCD, bem como conectividade com outros ambientes – por meio da realização de videoconferência. Todos os equipamentos e acessórios estão integrados e são acionados por painel sensível ao toque (touch screen). A ergonomia proporcionada à equipe cirúrgica também é excelente, por meio dos vários monitores dispostos em estativas (braços mecânicos).
Além disso, o Esperança Recife também está ampliando a quantidade dos leitos de recuperação. Com as inovações, busca melhorar a qualidade na assistência aos pacientes, com redução do tempo de cirurgia e de hospitalização. “São ganhos para equipe e paciente, sendo o principal deles a segurança. A sala também proporciona mais praticidade e conforto durante os procedimentos”, explica a Coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico, Bárbara Caldas.
O Coordenador Médico do Centro Cirúrgico, Roberto Pabst, ressalta que a modernização iniciou em março, com a aquisição do sistema robótico Da Vinci Si HD. “Ele possibilita inúmeras vantagens para o paciente e também para o cirurgião. O médico ganha movimentos e visão mais precisos e o paciente recuperação mais rápida e com maior qualidade”, reforça. Aliando o robô-cirurgião com as tecnologias da sala inteligente, além de uma equipe altamente qualificada, o Hospital Esperança Recife oferece um moderno centro cirúrgico aos pacientes do Norte e Nordeste, regiões onde o polo médico recifense é referência.