Em pesquisa anual que avalia o clima e a cultura de organizações de todo o país, a Great Place to Work classificou o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), como a quarta melhor empresa brasileira para se trabalhar no segmento de hospitais. A instituição é a única do Rio Grande do Sul a figurar na lista.
Para valorizar e desenvolver seus colaboradores, o hospital trabalha com uma política de ascensão de carreira, inclusive a cargos estratégicos. Em 2015, o índice de aproveitamento interno chegou a 25%. Em 2016, até março, o mesmo indicador sustentava a média de 45%. Ambos os resultados superam os registros da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), que servem de referência para a área.
“Buscamos uma sinergia de competências e atitudes. Tudo isso alinhado à nossa cultura, aos nossos valores e aos objetivos estratégicos da instituição. Isso mostra o valor que enxergamos no capital humano que temos aqui. Buscamos atuar em um ambiente colaborativo, onde não haja um ou alguns super-heróis, mas que haja ‘nós’ e que todos atuem para além de uma estrutura física”, ressalta o Superintendente Executivo, Mohamed Parrini.
O levantamento Melhores Empresas para Trabalhar faz uma compilação das mais bem-sucedidas estratégias de gestão de pessoas praticadas pelos departamentos de Recursos Humanos das empresas. Ao todo, a pesquisa destaca 16 instituições cujas iniciativas se baseiam na avaliação dos próprios funcionários e em um relatório de práticas assinado pelos gestores.
A Gerente de Desenvolvimento Humano, Katherine Saibel, explica que o indicador é um reflexo positivo das ações de gestão de pessoas, do relacionamento e do cuidado que o Hospital tem com o seu colaborador. “Chegar nessa classificação demonstra que estamos no caminho certo e na busca constante por um ambiente de trabalho melhor”, comenta Katherine.
O trabalho realizado pela instituição tem reconhecimento também pelos colaboradores. Para o analista jurídico Artur Fontoura, as ferramentas de desenvolvimento e o feedback recebido ao longo de seus quase 13 anos de trabalho no Moinhos tiveram um relevante papel para o desenvolvimento de sua carreira.
“Recebi muito apoio de gestores e colegas, que me incentivaram a estudar. Está na essência da instituição desenvolver pessoas e carreiras. O Hospital me forjou com princípios que eu já tinha e que aqui vieram a ser fortalecidos, como ética, pertencimento e a missão de cuidar de vidas”, salienta.
Prêmio
O ranking Melhores Empresas para Trabalhar é o padrão de excelência para a definição de qualidade de ambientes de trabalho, e o Great Place to Work é pioneiro em conduzir essa pesquisa. No Brasil, a empresa de consultoria promove e divulga, além do ranking nacional, mais de 20 listas setoriais e regionais. A cerimônia de premiação da 4ª edição acontecerá no dia 25 de outubro.