O Cetrus realiza a 1ª edição do Mutirão da Endometriose em 2019. O objetivo é agilizar o diagnóstico de mulheres que já receberam o pedido médico para realização do exame ultrassom transvaginal para pesquisa de endometriose e aguardam vaga no sistema público.
O exame é gratuito e depende do agendamento por meio do número (11) 2899-6555 ou pelo e-mail atendimentoclinicaescola@cetrus.com.br. As vagas são limitadas.
Os atendimentos acontecerão na sede do Cetrus São Paulo nos dias 31 de janeiro e 1, 21, 22 e 23 de fevereiro, e podem agendar mulheres com suspeita de endometriose e que já possuem pedido médico para ultrassom transvaginal.
A endometriose é uma doença que afeta mais de 15% das mulheres em idade reprodutiva no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 7 milhões de brasileiras possuem a doença, o que a torna uma questão de saúde pública.
O dia a dia conturbado tem relação direta com o crescimento do número de mulheres com este diagnóstico. “Estilo de vida com muito estresse, uma alimentação desequilibrada e a opção por uma gestação tardia são fatores que influenciam no surgimento da endometriose. É um problema biológico individual e tem relação genética, mas os fatores ambientais também contribuem. Hoje entre 5 e 15% das mulheres em idade reprodutiva tem endometriose”, explica o Dr. Fernando Guastella, especialista no tema.