O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) deu início às primeiras turmas dos Cursos de Especialização de “Preceptoria de Residência Médica no SUS e Preceptoria no SUS”, que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi). Resultado de parceria com o Ministério da Saúde, a proposta é contribuir para o processo de expansão e qualificação da preceptoria no SUS.
A iniciativa está alinhada com o Programa Mais Médicos, que estabeleceu a meta de implantar, até o final 2018, em todos os cursos de Medicina, o período de um a dois anos para o Programa de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade. Este objetivo criou a necessidade de aumento de médicos preceptores nos no SUS.
Pouco valorizado, o preceptor é o responsável pelo acompanhamento e orientação de alunos e residentes de medicina, e demais profissionais na área de saúde.
“A formação do médico está em um momento importante. A articulação desses dois cursos permitirá a atuação conjunta destes profissionais, favorecendo o trabalho multiprofissional e o fortalecimento das redes de atenção à saúde”, explica Roberto de Queiroz Padilha, superintendente de ensino do IEP/HSL.
A iniciativa abrange 48 municípios, localizados em todas as regiões do Brasil. Com 1.000 vagas, o curso de “Preceptoria de Residência Médica no SUS” é destinado a médicos com nível de graduação e pós-graduação. Já o de “Preceptoria no SUS”, com 400 vagas, é destinado a profissionais de todas as áreas da saúde, tanto da graduação quanto da pós-graduação (residências uni ou multiprofissionais).
As 1,4 mil vagas das duas especializações do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa representam a continuidade de um programa iniciado em 2012, que já formou mais de 3.000 profissionais, com o mesmo objetivo dos cursos atuais.
Os cursos têm em seu processo educacional dinâmicas presenciais e à distância que incluem a troca de conhecimento via webconferência e reuniões presenciais com os facilitadores.